São Marcos/RS
Ingredientes
2 colheres (sopa) de café
1 litro de leite
4 xícaras de açúcar cristal
100 ml de mel
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 gemas de ovos
Modo de preparo
1° Coloque em uma panela o leite, o café já diluído em um pouco de água, a manteiga, o açúcar cristal, o mel, a farinha de trigo (misturada antes em um pouco de água para não embolar) e as gemas de ovo.
2° Em fogo baixo, ferva por 40 minutos, sempre tendo o cuidado de mexer a mistura para não grudar no fundo da panela. Retire quando a massa, ao ser mexida com uma colher, deixar aparecer o fundo da panela. Tire do fogo.
3° Pingue com uma colher um pouco da bala em um prato. Se o pingo não escorrer, está pronta a massa da bala. Coloque a massa sobre uma superfície untada para resfriar por alguns minutos.
4° Modele as balas quando a massa estiver morna, mas ainda mole. Corte as balas em pedaços pequenos e passe açúcar cristal.




