Serviços oferecidos pela Emater/RS-Ascar no âmbito da agroindústria familiar
- Assistência técnica continuada
- Elaboração de projetos para agroindústrias (sanitários, ambientais, de acesso a crédito)
- Rotulagem nutricional
- Apoio à comercialização
- Cursos para qualificação profissional
- Orientações no campo tributário e previdenciário para a legalização da atividade agroindustrial
Informativo Digital:
A alimentação saudável envolve diversos aspectos, dentre os quais a valorização e o aproveitamento dos alimentos da época, produzidos nas próprias comunidades, da biodiversidade e da agricultura familiar, sadios e seguros, o que contribui para a garantia da Segurança e Soberania Alimentar.
A Emater/RS-Ascar oferece alternativas para aproveitar os alimentos de forma criativa, incentivando a utilização daqueles produzidos pela agricultura familiar em preparos simples e diversificados, contribuindo para a saúde das pessoas.
Informativo Digital:
- Biodiversidade na Alimentação
No espaço Biodiversidade, os visitantes são convidados a interagir com as plantas alimentícias para reconhecimento e troca de experiências sobre utilização destas plantas de origem tradicional, conhecidas como "crioulas", "antigas" ou plantas alimentícias não convencionais (Pancs).
Informativo Digital:
Espaço para divulgação do sistema de produção de leite à base de pasto, tendo como ênfase a criação da terneira, as espécies forrageiras e suplementação e conservação alternativas de alimentos.
Informativo Digital:
Esta parcela temática tem como objetivo mostrar a visitantes urbanos e agricultores a percepção dos processos que envolvem a cadeia do mel (abelhas com ferrão e melíponas). São apresentadas plantas com potencial melífero, manuseio de melíponas, implementos de uso na atividade, colheita e comercialização dos produtos apícolas. Também são divulgados os cursos ligados à apicultura e meliponídeos oferecidos pelos Centros de Treinamentos da Emater/RS-Ascar.
Informativo Digital:
CLASSIFICAçãO E CERTIFICAçãO
A Gerência de Classificação e Certificação - GCC da Emater/RS-Ascar está capacitada para prestar serviços de classificação de produtos vegetais (análises físicas e/ou análises físico-químicas), inspeções, treinamentos, pré-auditorias e auditorias de certificação de produtos, direcionados a proporcionar maior controle de qualidade e segurança nos alimentos. Com uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros agrônomos, tecnólogos de alimentos e técnicos classificadores credenciados pelo Mapa, também está capacitada para ministrar cursos de Qualidade na Classificação de Grãos e Boas Práticas no Armazenamento de Grãos.
Informativos Digitais:
A Emater/RS-Ascar tem como diretrizes o aperfeiçoamento técnico-gerencial, produtivo, comercial e educacional nas cooperativas ? a fim de incrementar a competitividade, a promoção da interação e da cooperação entre as organizações e o apoio às condições de produção e de acesso a mercados.
Espaço para a divulgação de projetos de educação ambiental realizados na região Metropolitana, mais precisamente na bacia do Rio dos Sinos, junto às redes municipais de ensino e aos Centros Ambientais de Igrejinha, Estância Velha, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga e Riozinho, dentro do Projeto VerdeSinos. Também são apresentadas ações realizadas junto a unidades de referência em propriedades rurais de agricultores assistidos pela Emater/RS-Ascar.
Informativo Digital:
ENERGIA SOLAR E FOTOVOLTAICA
Espaço destinado à divulgação das ações da Emater/RS-Ascar no assessoramento às questões relacionadas à energia solar. O momento atual aponta este tipo de energia como importante insumo aos produtores rurais, quer seja pela qualidade, como pela quantidade, de modo a diminuir os custos de produção.
Informativo Digital:
Espaço destinado à divulgação de boas práticas agrícolas (BPA) na fruticultura, focando princípios e cuidados na implantação de pomares comerciais e domésticos.
Informativo Digital:
As atividades que compõem esta parcela são referentes ao fomento à geração de renda e ao acesso às políticas públicas, contribuindo para a viabilização da emancipação juvenil, da sucessão e do fortalecimento da agricultura familiar. As ações desenvolvidas buscam a reflexão sobre a questão da juventude no meio rural, envolvendo toda a família; a integração de forma participativa e dialógica dos jovens na construção de alternativas que atendam às suas necessidades; o apoio à participação na execução e na gestão da unidade familiar de produção, estimulando a autonomia, o protagonismo e a autoestima; o apoio a processos organizativos com vistas a maior participação do/a jovem em atividades produtivas e de comercialização, em espaços de representação comunitários e políticos, na construção de espaços de lazer e de socialização; buscam também apoiar para o acesso a políticas públicas específicas.
Informativo Digital:
Nesta parcela, são apresentadas várias formas de cultivo de olerícolas em substrato e canteiros. Incentiva e divulga ferramentas de gestão da qualidade para a produção de frutas e olerícolas de forma segura. Estimula a adoção das boas práticas agrícolas (BPA) para a produção destes alimentos, desde a produção até a pós-colheita, o que permite minimizar a ocorrência de contaminações de caráter químico, físico e biológico, possibilitando assim ao consumidor um alimento mais saudável, livre de contaminação.
Informativo Digital:
Nesta parcela, são tratados três temas: o manejo reprodutivo dos rebanhos dos pecuaristas familiares, com ênfase no melhoramento genético; o manejo sanitário, com foco no controle de ectoparasitos ? em especial, os carrapatos; a conservação do bioma Pampa, através de um adequado manejo do campo nativo.
Informativo Digital:
PLANTAS MEDICINAIS AROMATICAS E CONDIMENTARES
Nesta parcela, serão apresentadas ao visitante as plantas medicinais/bioativas, utilizadas de diferentes formas, seguindo a cultura, a ciência ou a tradição de quem as usa ou as cultiva. As conhecidas atividades terapêuticas, aromáticas e/ou condimentares se somam a outras finalidades, principalmente como matéria-prima para indústria farmacêutica ou de alimentos, tornando-se, assim, uma importante alternativa econômica. Neste contexto, citam-se as técnicas de produção agroecológica, nas quais as plantas medicinais/bioativas estão inseridas como ferramenta de trabalho e eficiência no manejo da propriedade. Integradas à rotina da unidade produtiva familiar, nesta edição da Expointer 2019 as plantas medicinais são abordadas para diferentes usos: sustentabilidade, geração de renda, promoção de saúde e sucessão rural.
Informativo Digital:
PRáTICAS CONSERVACIONISTAS EM OLERICULTURA
Nesta parcela, são apresentados cenários que possibilitam a visualização e o entendimento da importância das práticas conservacionistas do solo e da água. Informa sobre diferentes tipos de plantas de adubação verde de inverno, sobre a construção de terraços e a utilização de cordões vegetados, compostagem, condicionadores do solo, controle biológico e formas de cobertura de canteiros para qualificar o cultivo de hortaliças.
Informativo Digital:
A parcela temática da Piscicultura na Expointer 2019 traz ao público orientações sobre a criação de peixes em viveiros. O destaque é para o policultivo de Carpas e à qualidade da água. Também é realizada a prática de despesca.
Informativo Digital:
O saneamento básico é uma atividade socioambiental desenvolvida pela Emater/RS-Ascar que tem por objetivos a qualidade ambiental e a promoção da saúde para famílias rurais e demais usuários. As ações de proteção das nascentes e das áreas de preservação permanentes (APPs), o direcionamento adequado de esgotos e resíduos sólidos contribuem para a conservação dos solos, de recursos hídricos, da flora e fauna, além de promoverem a saúde e o bem-estar das famílias e comunidades no meio rural, evitando doenças de veiculação pela água, zoonoses e proliferação de vetores.
Informativo Digital:
SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRãOS
Nesta parcela, são demonstradas a secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, com o uso do silo secador de alvenaria armada. Esta estrutura possibilita a secagem de diversos tipos de grão, com baixa temperatura (ar natural). Este sistema, ao proporcionar a aeração com resfriamento durante o armazenamento, mantém a qualidade (propriedades nutritivas) dos produtos e diminui as perdas quantitativas. A construção é de baixo custo e de fácil execução, utilizando material facilmente encontrado nas regiões rurais.
Informativo Digital:
O espaço de Turismo Rural na Expointer tem por objetivo fortalecer os laços entre os meios urbano e rural, bem como apoiar a promoção de destinos turísticos do RS, mediante a valorização da agricultura familiar e da autenticidade da cultura gaúcha. No Turismo Rural são oferecidos o contato com as famílias que recebem os turistas em suas propriedades e a possibilidade de participar de algumas das atividades ofertadas nas propriedades, tais como música, canto, degustação de gastronomia típica e pequenas oficinas de artesanato.
Informativo Digital: