Emater de A a Z

Serviços

Apresentação

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

A Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação – GCC, está capacitada para prestar serviços de classificação de produtos vegetais (análises físicas e/ou análises físico-químicas), inspeções, treinamentos, pré-auditorias e auditorias de certificação de produtos, direcionados a proporcionar maior controle de qualidade e segurança nos alimentos.

Com uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros agrônomos, tecnólogos de alimentos e técnicos classificadores credenciados pelo MAPA, também está capacitada para ministrar cursos de Qualidade na Classificação de Grãos e Boas Práticas no Armazenamento de Grãos.

• Mais de 60 anos de experiência atuando com Classificação Vegetal.

• Possui seu sistema de gestão da qualidade (SGQ) certificado pela norma ISO 9001, concedido pelo BVC - Bureau Veritas Certification, desde o ano de 2002. Clique aqui para acessar o Certificado de Qualidade.

• Credenciada para prestação de serviços de Classificação Vegetal junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Clique aqui para acessar o Certificado de Credenciamento.

• A maior empresa de classificação de produtos vegetais no País e com o maior número de Unidades e de profissionais classificadores habilitados junto ao MAPA.

• Laboratório de Classificação acreditado pela Cgcre - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o n° CRL 0884. Clique aqui para acessar o Certificado de Acreditação.

• Núcleo de Certificação de Produtos acreditado pela Cgcre - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - como Organismo Certificador de Produtos, na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17065 – Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural, sob o n° OCP 0083. Clique aqui para acessar o Certificado de Acreditação.

• Desenvolveu o Sistema de Certificação da Qualidade do Processo de Produção da Erva-mate.

• Cadastrada no SESCOOP/RS - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul.

• Membro da ANEC - Associação Nacional de Exportadores de Cereais.

Estrutura

  • Gerência Estadual – (GCC), em Porto Alegre, composta de 03 Núcleos:
  • Núcleo de Classificação Vegetal (NCL) - Unidades de Classificação (UCLs) e Postos de fronteiras no estado do RS (Contrato com a SFA/RS- MAPA)
  • Núcleo de Certificação de Produtos (NCP)
  • Núcleo Laboratorial (NLB)
  • SISCLAS – Sistema de Classificação para emissão de laudos/certificados de classificação de produtos vegetais (análises físicas e análises físico-químicas). Acesso aos clientes pelo site da Emater/RS-Extranet.

- Mapa com as Unidades.

Mapa GCC/UCLs

Histórico

Inicialmente em 1938, o Governo Federal instituiu a padronização, classificação e fiscalização dos produtos agrícolas e pecuários destinados à exportação. Em 1940, a padronização, classificação e fiscalização foram estendidas igualmente para o comércio interno, delegando a atividade de classificação à execução dos estados, através das suas Secretarias de Agricultura. Em 1966, o Governo reordenou a padronização, classificação e fiscalização estabelecendo legislação específica para o mercado externo. Para o mercado interno, vigorava a Legislação Estadual Lei 5.212.

Em 1975, pela Lei 6.305, foi instituída a classificação de produtos de origem vegetal para o mercado interno, com validade em todo o território nacional. A classificação passou a ser prerrogativa do Ministério da Agricultura, podendo ser exercida pelos estados ou iniciativa privada, através de convênios ou contratos. No Rio Grande do Sul, foi através do ex-CLAVESUL, órgão ligado à Secretaria da Indústria e Comércio, credenciado para executar os serviços de classificação.

Em 1988, a EMATER/RS passou a executar os serviços de classificação no Rio Grande do Sul, criando a Divisão de Classificação. No ano de 2000, passou a vigorar a lei 9.972, onde a EMATER/RS, através da sua Gerência de Classificação e Certificação, renovou o seu credenciamento junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Foi a primeira empresa gaúcha a obter o registro sob n.º 00041 para continuar prestando os serviços de classificação, de acordo com as novas normas, tanto em nível estadual como nacional.

Em 2002, conquistou o certificado de qualidade ISO 9001, concedido pelo BVC - Bureau Veritas Certification - Brasil, se tornando a primeira empresa do setor com essa distinção.

Em 2005 foi agraciada com o TOP DE MARKETING ADVB-2005 na categoria por segmento de mercado: Agribusiness com o case Sistema de Certificação da Erva-mate

Em 2011, o Núcleo de Certificação de Produtos obteve a acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17065 pela Cgcre - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para atuar como OCP – Organismo Certificador de Produtos sob o n° 0083, no escopo de Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural.

Em 2015 o Laboratório de Classificação Vegetal foi acreditado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, pela Cgcre - Coordenadoria Geral de Acreditação do Inmetro, sob o n° CRL 0884 e credenciado no MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fins de Classificação (análises físicas e físico-químicas) no escopo dos produtos: cevada, farinha de mandioca, farinha de trigo, fécula, óleos vegetais refinados e tapioca (granulada e sagu).

Gerência

Jair Domenighi – Gerente

Natural de Independência/RS, é Engenheiro Agrônomo formado pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Pós graduando em Gestão Ambiental pela Uninter e Classificador habilitado pelo MAPA – Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento.
Iniciou em 2001 na Emater/RS – Ascar, no município de Condor/RS e neste mesmo ano passou a atuar como Chefe do Escritório Municipal de Alegria/RS e em 2002 como Chefe do Escritório Municipal de Porto Xavier/RS. Em 2007, assumiu como Gerente Regional Adjunto do Escritório Regional de Santa Rosa/RS e também Coordenador do Programa Estadual de Irrigação no Escritório Regional da Emater/RS – Ascar de Santa Rosa/RS.
Em 2011, através de processo seletivo interno, passou a atuar como Supervisor da Gerência de Classificação e Certificação do Núcleo de Classificação, com base em Santa Rosa/RS.

Gilceu Cippolat - Gerente adjunto

Natural de Jaguari/RS, é técnico em agropecuária formado em 1980, pelo Colégio Agrícola General Vargas, em São Vicente do Sul.
Licenciado em Geografia pela UNIFRA - Universidade Franciscana de Santa Maria/RS. Pós Graduado em Educação Ambiental pela UNICID – São Paulo/SP e Classificador habilitado pelo MAPA. Iniciou na Emater/RS-Ascar no Escritório Municipal de Palmeira das Missões, em 1981, no programa chamado PROJETÃO. Em 1990, passou a desenvolver as atividades na Classificação e Certificação nos municípios de Jaguari, Candelária, São Pedro do Sul, São Borja e Santa Maria. Em 2010, através de processo seletivo interno, passou a atuar no NLB - Núcleo Laboratorial - Auditoria Técnica em Porto Alegre/RS. Atualmente, também exerce a função de gerente adjunto e auditor interno do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, da GCC e como auditor externo na Certificação da Qualidade nos Processos de Produção da Erva-mate.