Emater de A a Z

Serviços

Apresentação

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

A EMATER/RS através da Gerência de Classificação e Certificação – GCC, possui mais de 50 anos de experiência na prestação de serviços para determinar a qualidade de alimentos, com serviços de análises físicas e físico-químicas, inspeções, auditorias e treinamentos . Com uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros agrônomos e técnicos classificadores credenciados pelo MAPA, também está capacitada para ministrar cursos de Qualidade na Classificação de Grãos e Boas Práticas no Armazenamento de Grãos.

Tendo como princípios a isenção, imparcialidade e a responsabilidade técnica, é a empresa líder no mercado brasileiro e a única no segmento com o Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 , concedido pelo BVC - Bureau Veritas Certification - Brasil. Membro da ANEC - Associação Nacional dos Exportadores de Cereais está habilitada para atuar como classificadora para produtos de origem vegetal destinados à exportação.

Certificados

Estrutura

  • Gerência Estadual em Porto Alegre/RS
  • Núcleo Laboratorial - laboratório próprio de análises físico-químicas, com equipe qualificada e habilitado nas áreas de química, biologia e enologia em Porto Alegre/RS
  • Núcleo de Certificação – com Auditores qualificados e habilitados - certificação compulsória e voluntária
  • Núcleo de Classificação – com Supervisores Eng. Agronomos, que monitoram os trabalhos nas Unidades de Classificação em todo estado
  • Unidades de Classificação – 12 Postos de serviços nas fronteiras do RS
  • Técnicos classificadores credenciados no MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

As Unidades de Classificação contam com equipes técnicas experientes e qualificadas, laboratórios de análises físicas e um sistema integrado de informática – SISCLAS – on line em todo país e exterior para dar respostas ágeis às necessidades dos clientes. Nossa estrutura de atendimento está estrategicamente localizada em vários municípios do Rio Grande do Sul, com capacidade para atender em qualquer parte do Brasil ou exterior.

Mapa GCC/UCLs

Histórico

Inicialmente em 1938, o Governo Federal instituiu a padronização, classificação e fiscalização dos produtos agrícolas e pecuários destinados à exportação. Em 1940, a padronização, classificação e fiscalização foram estendidas igualmente para o comércio interno, delegando a atividade de classificação à execução dos estados, através das suas Secretarias de Agricultura. Em 1966, o Governo reordenou a padronização, classificação e fiscalização estabelecendo legislação específica para o mercado externo. Para o mercado interno, vigorava a Legislação Estadual Lei 5.212.

Em 1975, pela Lei 6.305, foi instituída a classificação de produtos de origem vegetal para o mercado interno, com validade em todo o território nacional. A classificação passou a ser prerrogativa do Ministério da Agricultura, podendo ser exercida pelos estados ou iniciativa privada, através de convênios ou contratos. No Rio Grande do Sul, foi através do ex-CLAVESUL, órgão ligado à Secretaria da Indústria e Comércio, credenciado para executar os serviços de classificação.

Em 1988, a EMATER/RS passou a executar os serviços de classificação no Rio Grande do Sul, criando a Divisão de Classificação. No ano de 2000, passou a vigorar a lei 9.972, onde a EMATER/RS, através da sua Gerência de Classificação e Certificação, renovou o seu credenciamento junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Foi a primeira empresa gaúcha a obter o registro sob n.º 00041 para continuar prestando os serviços de classificação, de acordo com as novas normas, tanto em nível estadual como nacional.

Em 2003, conquistou o certificado de qualidade ISO 9001:2000, concedido pelo BVC - Bureau Veritas Certification - Brasil, se tornando a primeira empresa do setor com essa distinção, sendo recertificada na versão ISO 9001:2008.

Em 2005 foi agraciada com o TOP DE MARKETING ADVB-2005 na categoria por segmento de mercado: Agribusiness com o case Sistema de Certificação da Erva-mate

Em 2011, o Núcleo de Certificação de Produtos obteve a acreditação da Cgcre - Coordenadoria Geral de Acreditação do Inmetro para atuar como OCP – Organismo Certificador de Produtos no escopo de Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural.

Em 2015 o Laboratório de Classificação Vegetal foi acreditado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, pela Cgcre - Coordenadoria Geral de Acreditação do Inmetro e credenciado no MAPA - MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO para fins de CLASSIFICAÇÃO (análises físicas e físico-químicas) no escopo dos produtos: cevada, farinha de mandioca, farinha de trigo, fécula, óleos vegetais refinados e tapioca (granulada e sagu).

Gerência

Jair Domenighi – Gerente

Natural de Independência/RS, é Engenheiro Agrônomo formado pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Pós graduando em Gestão Ambiental pela Uninter e Classificador habilitado pelo MAPA – Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento. Iniciou em 2001 na Emater/RS – Ascar, no município de Condor/RS e neste mesmo ano passou a atuar como Chefe do Escritório Municipal de Alegria/RS e em 2002 como Chefe do Escritório Municipal de Porto Xavier/RS. Em 2007, assumiu como Gerente Regional Adjunto do Escritório Regional de Santa Rosa/RS e também Coordenador do Programa Estadual de Irrigação no Escritório Regional da Emater/RS – Ascar de Santa Rosa/RS. Em 2011, através de processo seletivo interno, passou a atuar como Supervisor da Gerência de Classificação e Certificação do Núcleo de Classificação, com base em Santa Rosa/RS.

Gilceu Cippolat - Gerente adjunto

Natural de Jaguari/RS, é técnico em agropecuária formado em 1980, pelo Colégio Agrícola General Vargas, em São Vicente do Sul. Licenciado em Geografia pela UNIFRA - Universidade Franciscana de Santa Maria/RS. Pós Graduado em Educação Ambiental pela UNICID – São Paulo/SP e Classificador habilitado pelo MAPA. Iniciou na Emater/RS-Ascar no Escritório Municipal de Palmeira das Missões, em 1981, no programa chamado PROJETÃO. Em 1990, passou a desenvolver as atividades na Classificação e Certificação nos municípios de Jaguari, Candelária, São Pedro do Sul, São Borja e Santa Maria. Em 2010, através de processo seletivo interno, passou a atuar no NLB - Núcleo Laboratorial - Auditoria Técnica em Porto Alegre/RS. Atualmente, também exerce a função de gerente adjunto e auditor interno do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008, da GCC e como auditor externo na Certificação da Qualidade nos Processos de Produção da Erva-mate.