Emater de A a Z

Título da área

Histórico

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

O acervo da Biblioteca da EMATER/RS começou a ser formado em 1955 com os primeiros relatórios e documentos produzidos pela equipe de técnicos que iniciaram a extensão rural no Rio Grande do Sul; porém, a formação de uma Biblioteca com profissional habilitado foi possível a partir de 1977, com a exigência do Projeto Banco Interamericano de Desenvolvimento - BIRD, com o qual o Brasil assinou convênio através da EMBRATER, que entre outras atividades incentivava e possibilitava a criação e a ampliação de Sistemas de Documentação para a extensão rural nos estados brasileiros. Com essa possibilidade e verbas definidas para compra de livros e periódicos, foi sendo formado o acervo da Biblioteca, bem como os acervos dos Escritórios Regionais e Municipais. Este projeto deu apoio à formação do acervo até 1981. Após o fim do projeto EMBRATER/BIRD, a EMATER/RS assumiu as assinaturas de revistas e compra de livros através de outros convênios assinados com o Ministério da Agricultura, prefeituras, etc.

Em 1992, através de um convênio assinado com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul – FAPERGS, foi possível o início do catálogo automatizado do acervo, através do sistema MicroIsis.

Em 2000, através de outro convênio assinado também com a FAPERGS, a Biblioteca da EMATER/RS incorporou-se ao grupo de Bibliotecas que criaram a Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul, e passou a utilizar Sistema em formato Marc 21 (formato internacional de catalogação).

Em 2008, com recursos do projeto ATER 2007 do MDA, adquiriu o Sistema Pergamum. Este sistema proporciona a pesquisa do acervo de todas as unidades da EMATER/RS na Internet através do catálogo on-line.

Em 2014, foi atualizado o Sistema Pergamum para versão web, possibilitando uma interface de gerenciamento on-line.

Em 2015, foi implantado o módulo arquivístico no Sistema Pergamum, o que permitiu o inicio da catalogação de fotografias históricas da Emater/RS-Ascar.

(Histórico elaborado a partir de contribuições da Bibliotecária Marilea Pinheiro Fabião).