Emater de A a Z

Regionais

Regional - Soledade

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
Endereço: Rua Coronel Falkemback, 181 - Bairro Fontes
E-mail: soledade@emater.tche.br
Fone: (54) 3381-3804 / (54) 3381-3451
CEP: 99300-000

O escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade é composto por 39 municípios e está dividido em cinco microrregiões administrativas. Nesta região, estão abrangidos os Coredes Alto da Serra do Botucaraí (16 municípios) e Vale do Rio Pardo (23 municípios).

A população total da região, conforme dados de 2011, é de 523.724 habitantes, ocupando uma área geográfica de 19.002,1 km². As densidades demográficas dos Coredes Alto da Serra do Botucaraí e Vale do Rio Pardo são, respectivamente, 18,1 e 31,7 hab/km². A renda per capita apresenta variável entre R$ 23.832,00 (Vale do Rio Pardo) e R$ 14.225,00 (Alto da Serra do Botucaraí).

A região é caracterizada por heterogêneos sistemas de produção, sendo compostos pelos cultivos de grãos (soja, arroz, milho, trigo), pecuária de corte e leite, fruticultura, olericultura e fumo. Destacam-se de forma bastante promissora os processos de agroindustrialização da produção.

No Corede Alto da Serra do Botucaraí, reside aproximadamente 1% da população do Estado, com distribuição homogênea entre o meio rural e urbano. A cidade com maior concentração urbana é Soledade, onde também se situam as maiores indústrias deste Corede.

O setor agropecuário responde por 40% do PIB regional, com predominância da cultura da soja, seguida por fumo, milho e trigo. Destaca-se o dinamismo crescente das cadeias produtivas do leite e da madeira nos últimos anos, com crescimento do rebanho e implantação de áreas de reflorestamento energético.

A região apresenta um alto potencial de desenvolvimento, considerando que existe uma demanda reprimida de investimentos, os quais podem dinamizar-se, tendo em vista a disponibilidade de mão de obra, a existência de área geográfica e a malha viária atualmente existente. Na área da educação, com integração e abrangência em praticamente todo Corede, temos a Universidade de Passo Fundo (UPF), com polo na cidade de Passo Fundo.

O Corede Vale do Rio Pardo possui em torno de 4,8% da população do Estado e um PIB per capita maior que a média do RS. A urbanização é crescente, destacando-se a cidade de Santa Cruz do Sul como polo regional. Este Corede tem como características principais a dinamicidade e o potencial emergente em relação aos restantes do Estado.

Além da cultura do fumo, destacam-se a produção leiteira, a fruticultura e as culturas do feijão e milho como principais cultivos da região. No campo do conhecimento, destaca-se, na área de abrangência do Corede, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a qual tem influência sobre toda a região.

Gerência

Lucia Helena da Silva Souza – Gerente Regional

É extensionista social no escritório da Emater/RS-Ascar de Rio Pardo desde 1980. Trabalhou com a organização de grupos de mulheres rurais no município, destacando-se pela forma de liderança e articulação política. Foi vice-presidente da Associação dos Extensionistas Sociais da Emater/RS-Ascar, vice-presidente da Associação dos Servidores da Emater/RS-Ascar (ASAE), gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria pelo período de um ano, vice-prefeita e, recentemente, secretária da Agricultura do município de Rio Pardo.

Carlos Corrêa da Rosa – Gerente Adjunto

Natural de Sobradinho, ingressou na Emater/RS-Ascar em 1998, trabalhou nos escritórios municipais de Araricá, Lagoão, Sobradinho, Vale do Sol, Sinimbu e, recentemente, no escritório de Santa Cruz do Sul. Técnico em agropecuária, formado pelo Colégio Agrícola de Santa Maria em 1989; tecnólogo em agricultura familiar e sustentabilidade, formado pela UFSM em 2011; pós-graduando em Educação Ambiental pela UFSM. Também foi Conselheiro do Corede Vale do Rio Pardo, presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) desde 2011 e coordenador do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Sintargs) - regional Vale do Rio Pardo.