Emater de A a Z

Regionais

Regional - Santa Maria

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
Endereço: Av. Medianeira, 278 Ap 101
E-mail: santamaria@emater.tche.br
Fone: (55) 3222 - 4011
CEP: 97060-000
FAX: (55) 3222 - 4011

Formada por 35 municípios e subdividida em cinco microrregiões, a região de Santa Maria engloba três Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (COREDEs): o Vale do Jaguari, o Central e o Jacuí Centro. No Corede Central estão os municípios de Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaára, Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande Quevedos, Santa Maria, São Joao do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Silveira Martins, Toropi e Tupanciretã. Já o Corede Jacuí Centro é formado pelos municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Novo Cabrais, Paraiso do Sul, Restinga Seca, São Sepé e Vila Nova do Sul. O terceiro Corede reúne os municípios de Cacequi, Capão do Cipó, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Unistalda.

A região de Santa Maria atende cerca de 40% dos agricultores familiares existentes nessa área, entre agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, indígenas, pescadores e assentados da reforma agrária. A matriz econômica da região baseia-se no cultivo de arroz, soja, milho, fumo e feijão preto, além da expressiva importância da bovinocultura de leite e de corte, com algum destaque para a ovinocultura.

Gerência

Regina Helena Santarem Hernandes - Gerente Regional

Natural de São Gabriel (RS), Regina Helena é médica-veterinária formada em 1980 pela Fundação Átilla Taborda, atual Universidade Regional da Campanha (Urcamp). Sua carreira profissional teve início em Bagé, em 1981, no escritório municipal da Emater/RS-Ascar daquele município. Trabalhou ainda em Quevedos, Encruzilhada do Sul e São Pedro do Sul. Representou a Emater/RS-Ascar no Programa Estadual de Controle da Hidatidose. Possui qualificação profissional em Administração de Recursos Humanos, Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, dentre outros.

José Renato Lovato Cadó - Gerente Adjunto

Nascido em Santiago (RS), Renato Cadó é técnico em agropecuária formado em 1980 pelo Colégio Agrícola General Vargas, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFF) , em São Vicente do Sul. Sua carreira profissional teve início no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Pedro do Sul, em 1981, atuando junto ao Programa Nacional para Aproveitamento Racional das Várzeas Irrigáveis (PROVÁRZEAS NACIONAL), um dos processos da modernização agrícola do Brasil. Posteriormente atuou como extensionista rural nos município de Osório, Torres, São Borja e Santiago. Foi vereador e também secretário municipal da Agricultura de Santiago.