Emater de A a Z

Regionais

Regional - Pelotas

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
Endereço: Rua Felix da Cunha, 626
E-mail: pelotas@emater.tche.br
Fone: (53) 3225-7700
CEP: 96010-000
FAX: (53) 3225-7700

Localizada na metade sul do Estado, a região de Pelotas possui duas microrregiões administrativas da EMATER/RS-ASCAR e um centro de treinamento, o CETAC- Canguçu. A microrregião I é composta pelos municípios de Amaral Ferrador, Cristal, Morro Redondo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. A microrregião II é composta pelos municípios de Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar. A população da região é de em torno de 900.000 habitantes, o que corresponde a 8,13% do total do Estado, da qual 82,61% residem nas áreas urbanas e 17,39% nas áreas rurais.

Os beneficiários das ações sociais da EMATER/RS-ASCAR-RS em 2007 ultrapassaram 30.000 pessoas, envolvendo agricultores familiares, pescadores, assentados da reforma agrária e quilombolas, distribuídos em 386 comunidades rurais onde predominam as pequenas propriedades da agricultura familiar com até 50 hectares e que totalizam 26.000 unidades produtivas, sendo responsáveis por 80% da mão-de-obra empregada na região.

Na região predomina a cultura do arroz irrigado, seguido da pecuária de corte, leite, ovinocultura, fruticultura atividade pesqueira e hortigranjeiros. Também são destaque as culturas de milho, feijão, fumo, a industrialização das frutas e a atuação das cooperativas de lacticínios. Na região estão situados 90% da área de pomares do estado, com destaque para a produção de pêssego destinado a indústria.

Na produção agrícola a lavoura de arroz é o destaque, correspondendo a 60% do valor da produção regional e 22,7% da produção estadual. O fumo e a cebola constituem outros produtos importantes. No caso da cebola, a sua posição em termos da produção estadual é bastante significativa, com uma participação de 58% no total do RS. Na produção animal, a região se distingue com o rebanho de bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos. A região evidencia-se, também, pela produção de 14% da lã do Estado.

As ações da EMATER/RS-ASCAR são realizadas por uma equipe de 103 funcionários, distribuídos no centro de treinamento e nos 21 municípios que compõem a região. As linhas da ação apontadas como prioridades para o trabalho na região são: leite a pasto, agroindústria, silvicultura, irrigação, plantas bioativas, saneamento básico, rastreabilidade, piscicultura, profissionalização rural, pecuária familiar, conservação dos solos e água e agroenergia; ainda, ovinocultura, apicultura e turismo rural.

O Escritório Regional de Pelotas é composto pelos municípios: Amaral Ferrador, Arroio Do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão Do Leão, , Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória Do Palmar, Santana Da Boa Vista, São José Do Norte, São Lourenço Do Sul, Turuçú.

Gerência

Luiz Maria Miranda Godói - Gerente Regional

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1978, Godói atua na Emater/RS-Ascar desde 1º de agosto de 1980. Foi chefe dos escritórios municipais de Três de Maio e Cerrito e gerente regional adjunto de Pelotas na gestão 2003/2006.

Ronaldo Maciel - Gerente Adjunto

Formado técnico em agropecuária no ano de 1986 pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). Ingressou na Emater/RS-Ascar em 17 de fevereiro de 1997, atuando como extensionista rural nos municípios de Pinheiro Machado (de 1997 a 2003) e Pedro Osório (de 2003 a 2015).