Emater de A a Z

Regionais

Regional - Frederico Westphalen

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
Endereço: Av. Luiz Milani, 964
E-mail: frederico@emater.tche.br
Fone: (55) 3744 2835 (55) 3744 3098

O escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen está situado na região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, composto por 42 municípios, distribuídos em dois Conselhos Regionais de Desenvolvimento - Coredes (Médio Alto Uruguai, com 22 municípios, e Rio da Várzea, com 20 municípios). Para facilitar o apoio aos municípios, o regional foi subdividido em quatro microrregiões administrativas (Rodeio Bonito, Nonoai, Sarandi e Palmeira das Missões). Na região administrativa de Frederico Westphalen, existe um Território da Cidadania com 34 municípios e está em implantação o Arranjo Produtivo Local (APL) com enfoque no processamento de produtos (agroindústria familiar).

A extensão territorial do regional é de 9.132,3 km², com uma população total, segundo dados do IBGE de 2010, de 278.947 habitantes, destes, 109.947 estão no meio rural, em 33.717 estabelecimentos rurais. Além dos agricultores familiares, temos como público na região os assentados e beneficiários do Programa de Crédito Fundiário, indígenas e pescadores

As principais atividades agropecuárias da região são a bovinocultura de leite, suinocultura, cereais (trigo, soja, milho e feijão), citricultura e viticultura. Como potencialidades em expansão regional, destacam-se a agroindústria familiar, turismo rural, o artesanato, produção de porongos, avicultura, horticultura e reflorestamento.

O escritório regional de Frederico Westphalen é composto pelos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Caiçara, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Erval Seco, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Lajeado Do Bugre, Liberato Salzano, Nonoai, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Seberi, Taquaruçu do Sul, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.

Gerência

Clairto Dal Forno – Gerente Regional

É formado como técnico em agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (1989) e como engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1995. Cursou mestrado em Irrigação e Drenagem (1998) e especialização em Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2015. Nos anos de 1999 e 2000 assumiu o cargo de secretário do Turismo no município de Vicente Dutra. Na Emater/RS-Ascar, iniciou como extensionista rural no município de Pinheirinho do Vale e trabalhou de 2001 a 2003. A partir desse período, trabalhou como extensionista rural no município de Caiçara, até 2014. No mesmo ano, passou a exercer a função de supervisor regional da Emater/RS-Ascar, tarefa que desempenha até o momento, concomitante à gerência.

Mario Antonio Coelho da Silva - Gerente adjunto

Formado como técnico agrícola pela Escola Agrotécnica Visconde da Graça – Pelotas/RS, em 1980. Ingressou na Emater/RS-Ascar em 18 de maio de 1981, no escritório municipal de Iraí, onde atuou por 33 anos. No período de 2001 a 2004 foi secretário Municipal da Agricultura. De 2009 a 2012 foi prefeito de Iraí.