Emater de A a Z

Regionais

Regional - Erechim

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1107
E-mail: erechim@emater.tche.br
Fone: (54) 33215599
CEP: 99700-000
Fone: (54) 33215927

O Escritório Regional de Erechim abrange 32 municípios da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), está inserido no Corede Norte. A produção de grãos concentra-se sua maior área com o plantio da soja, milho e cevada. Na área de criações o maior fluxo econômico é proporcionado pelas atividades da suinocultura e bovinocultura de leite.

Nos 32 municípios de abrangência administrativa do Escritório Regional de Erechim, 12.275 agricultores trabalham com leite.

A produção da região é de 800 mil de litros/dia, atingindo 24 milhões de litros/mês, com rendimento bruto de R$ 20 milhões por mês, com receita bruta mensal por produtor de R$ 1.630,00. Também estão entre as principais atividades a fruticultura, reflorestamento, avicultura, entre outras atividades da extensão rural. Na região do Alto Uruguai, são cultivados 2.830 hectares com laranja, 433 hectares com bergamota e 31 hectares com limão. Outra área de destaque é a Bem-Estar Social.

Também conta com um Centro de Treinamento de Agricultores (Cetre), localizado no município de Erechim, onde são ministrados os cursos de Bovino de Leite, Panificação e Processamento de Farináceos, Secagem e Armazenamento de Grãos na Propriedade, Panificação e Processamento de Biscoitos e Bolachas, Processamento Artesanal de Bolos e Tortas, Boas Práticas de Fabricação e Citricultura e Gestão de Agroindústria.

Na região de abrangência do Escritório Regional de Erechim, nos municípios de Benjamin Constant do Sul, Faxinalzinho. Charrua, Erebango, concentram-se comunidades indígenas de caingangues e guarani. A Região tem uma topografia levemente ondulada com terras férteis e parte de planalto montanhosa, com topografia típica da encosta do Rio Uruguai.

Gerência

Gilberto Tonello – Gerente Regional

Tonello tem 52 anos, é natural de Getulio Vargas, ingressou na Emater/RS-Ascar em 1982. É Técnico Agropecuário e graduado em Gestão Pública pela Faculdade da Lapa/PR. Já foi vereador, vice-prefeito por 8 anos e também Prefeito de Ipiranga do Sul por 8 anos. Além disso, foi Presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai(AMAU) e Presidente do Corede Norte.

Marcos Antonio Gobbo – Gerente Adjunto

Gobbo, tem 51 anos, natural de Sertão, com formação em Técnico Agropecuária, Graduado em Licenciatura em técnicas Agropecuária, Formado Engenheiro Agrônomo, com Pós Graduação Lato Sensu com Especialização em Desenvolvimento Regional. Ingressou na Emater/RS-Ascar em 1990.