Emater de A a Z

Regionais

Regional - Bagé

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
Endereço: Av. General Osório, 1000
E-mail: bage@emater.tche.br
Fone: (53) 3242-3898
CEP: 96400-100
FAX: (53) 3242-6269

Estão localizados os maiores municípios em extensão do Estado, com baixa densidade demográfica no campo e grande percentual de população urbana. Na totalidade são 20 municípios (Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itacurubi, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana) que apresentam cerca de 80% das propriedades rurais com menos de 200 ha, correspondente a 20% da área total. A economia da Região baseia-se na produção primária de carne, lã, leite e na cultura do arroz. Outras alternativas produtivas são o plantio da soja e do sorgo, a fruticultura, a olericultura, a apicultura e a piscicultura.

A Emater/RS-Ascar de Bagé assiste aproximadamente 12 mil famílias de agricultores familiares, 10 mil famílias de pecuaristas familiares, três mil famílias de agricultores assentados, 400 famílias de pescadores artesanais, 128 famílias quilombolas e 10 famílias indígenas.

Na pecuária, Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul) apresentam 12,2% do rebanho de ovinos do Estado, sendo 9,1% de bovinos e 10% de eqüinos, e são responsáveis por 15,9% da produção estadual de lã.

Os principais eixos estão nas seguintes atividades: Pecuária Familiar, Bovinocultura de Leite, Florestamento, Fruticultura, Reforma Agrária, Gestão Ambiental, Promoção Social.

Gerência

Eloi Pozzer - Gerente Regional

Filho de pequenos produtores rurais do município de Mata, onde nasceu, Pozzer é técnico agrícola e integra o corpo de empregados da Emater/RS-Ascar há quase 40 anos. Ele também é bacharel em Economia e já ocupou o cargo de chefe do escritório municipal de Bagé diversas vezes.

Rodolfo Perske - Gerente Adjunto

O novo gerente adjunto, Rodolfo Perske, é natural de Lavras do Sul. Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Engenharia Florestal, começou a trabalhar na Emater/RS-Ascar em 2001. Atualmente desempenhava a função de assistente técnico regional de manejo de recursos naturais.