Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
02/06/2020

Agricultores de Campina das Missões recebem mais de 18 mil alevinos

Cento e vinte e dois agricultores de Campina das Missões receberam 18.730 alevinos das espécies carpa capim, cabeça grande, prateada, húngara escamada, jundiá cinza, tilápia, pacu e grumatã. A entrega foi realizada no último dia 26/05, em frente ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), uma vez que a piscicultura é uma das atividades da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

Os produtores reservam a quantidade e as espécies, com apoio e orientação técnica da Emater/RS-Ascar, e retiram os animais no dia e hora marcada. Nesta entrega, os alevinos de diversos tamanhos vieram de Ajuricaba.

A piscicultura tem se consolidado como importante fator de geração de renda no município, sendo que os açudes de Campina das Missões são povoados com aproximadamente 34 mil alevinos por ano. A comercialização acontece no município e é intensificada em períodos como a Semana Santa e em oportunidades como o Jantar do Peixe, onde são servidos diferentes pratos à base de pescado, apontando para sua versatilidade gastronômica e de agregação de valor.
A Emater/RS-Ascar observa, no entanto, que a maior parte da produção é para autoconsumo das famílias dos piscicultores, que têm o hábito consumir peixe todas as semanas, levando em conta a qualidade nutricional, sendo uma importante fonte de proteínas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br