Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
02/06/2020

Agroindústria de Ciríaco se adapta à realidade e entrega a domicílio

"Dá serviço, mas estamos bem contentes”, diz a proprietária da agroindústria familiar de farináceos Mary’Ines, sobre a nova forma de comercialização imposta pela pandemia da Covid-19. A agroindústria já tem quatro anos de existência e pertence à família de Nildo e Inês Pedroso, na comunidade de São Salvador, município de Ciríaco, e surgiu como uma alternativa de diversificação de atividade e renda.

A extensionista da Emater/RS-Ascar de Ciríaco, Sônia Reginatto, conta que para a construção da agroindústria foram acessadas políticas públicas de crédito. Além disso, a Inês participou da capacitação em Boas Práticas de Fabricação, no Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Erechim (Cetre). “Sempre que possível, a família participa de cursos para aperfeiçoamento e qualificação oferecidos pela Emater e por outras entidades”, diz Sônia. Atualmente, trabalham quatro pessoas, sendo três da família e uma da comunidade.

Um dos grandes mercados que a família conquistou foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para as redes municipal e estadual. No entanto, neste período da pandemia, em que as aulas presenciais estão suspensas e os alimentos não são entregues, a criatividade foi aliada. As vendas dos produtos, como bolachas, biscoitos, cucas, grostoli salgados, pães, massas, lasanhas, panquecas entre outros, estão sendo feitas no município, com entrega a domicílio. Os contatos são feitos por aplicativo de mensagem. Ou seja, a produção e a comercialização continuam adotando os devidos cuidados e precauções.

A Assistência Técnica prestada pela Emater/RS-Ascar tem a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 99976-8862
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br