Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
17/07/2017

Quarta edição da Mostra da Agrobiodiversidade é realizada em Caiçara

Um público de 400 pessoas, entre agricultores e estudantes, lotou o salão do Parque Municipal Guilherme Perlin, do município de Caiçara, na tarde da última sexta-feira (14/07), durante a 4ª edição da Mostra da Agrobiodiversidade. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, através das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Educação e Cultura, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap).

Oito espaços apresentando diferentes temáticas foram os destaques da Mostra. Nutrição a partir de fitoterápicos, cuidado com o meio ambiente através do correto descarte de embalagens de agrotóxicos, prevenção da saúde a partir do uso de plantas, armazenagem e secagem de grãos, saneamento básico, organização da propriedade rural, agroecologia e espaço de artesanato foram os assuntos destaques do evento. A programação contou ainda com a palestra sobre uso de agrotóxicos e saúde do trabalhador, ministrada pelo engenheiro agrônomo e inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Frederico Westphalen, Lauro Somavilla.

Cada entidade promotora ficou responsável por um ou mais espaços. A Emater/RS-Ascar organizou o ambiente que tratou sobre secagem e armazenagem de grãos, saneamento básico e organização da propriedade rural. O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Pinheirinho do Vale, Ronaldo Centenaro, mostrou aos participantes as vantagens da utilização do silo secador na propriedade rural. Além dos benefícios, como a redução de custos e a melhoria na qualidade do grão armazenado, o técnico explicou como são construídas essas estruturas.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marlene Peroza Albarello, trabalhou o tema saneamento básico, apresentando os possíveis sistemas de saneamento aplicáveis às propriedades e que trazem mais qualidade de vida e contribuem para a saúde das famílias. Marlene demonstrou ainda como realizar a compostagem na propriedade, utilizando o descarte de alimentos orgânicos para gerar adubo de qualidade, que pode ser utilizado na horta e no jardim da propriedade.

A estação sobre organização da propriedade ficou a cargo da agricultora Irondina Rubin, moradora da Linha Prevedello, interior de Caiçara. A estação destacou o trabalho que a Emater/RS-Ascar vem desenvolvendo em toda a região, nos 42 municípios, para organização e melhoria das propriedades rurais, a partir da Campanha Regional Minha propriedade, meu paraíso. Através de práticas de paisagismo e jardinagem, seguindo orientação para organizar os espaços do entorno da propriedade, as famílias garantem maior bem-estar e qualidade de vida onde vivem.

Para dona Irondina, sua propriedade é um verdadeiro paraíso. “Eu sou feliz na minha propriedade e sinto que minha família também é. Criei eles assim. A propriedade é o nosso pequeno paraíso”, exclamou a agricultora. Trabalhando com leite, a família Rubin é exemplo também de sucessão. Dos quatro filhos, um já está na propriedade, seguindo os passos da família. “Sempre tivemos a ajuda da Emater, nos orientando em tudo. Tanto que agora meu filho trabalha na Emater”, contou Irondina, fazendo referência ao filho Alex, que hoje é técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar e trabalha no município de Palmitinho.

Todo alimento da família Rubin é produzido na propriedade. Participar de eventos como a Mostra da Agrobiodiversidade, além de conhecimento, traz novidades para a propriedade. “Esses momentos são importantes porque aprendemos muita coisa, levamos muita informação para a propriedade da gente. No último troca-troca eu levei algumas sementes que já produziram. Hoje eu trouxe mais para trocar com as outras famílias”, contou Irondina. Na Mostra deste ano, o troca-troca de sementes e mudas aconteceu no final do evento.

Lideranças e autoridades do município prestigiaram a quarta edição da Mostra da Agrobiodiversidade. O prefeito de Caiçara, Marcio Menuzzi, destacou a importância do evento para o município e para a população. “Este evento é de extrema relevância e aborda temas importantes, especialmente para o momento que o nosso município está vivendo. Temos a triste notícia que, hoje, em Caiçara, 2% da população foi diagnosticada com câncer. Infelizmente esta é a realidade do nosso município e precisamos enfrentar essa situação através da prevenção. A realização deste evento, que fala de tantos assuntos importantes para a saúde de todos, como a redução do uso de agrotóxicos e tantos temas fundamentais, é uma ação essencial. Queremos parabenizar todos os organizadores que colaboram para levar informação de qualidade à nossa população”, declarou o prefeito.

Durante a Mostra da Agrobiodiversidade, os participantes puderam adquirir produtos da agricultura familiar, com a realização da Feira do Produtor, concomitante ao evento.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br