Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
17/07/2017

Horta e pomar doméstico são temas de tarde de campo em Roca Sales

Um grupo de cerca de 30 produtores de Roca Sales participou, na última quinta-feira (13/07), de uma tarde de campo sobre horta e pomar doméstico. Organizado pela Emater/RS-Ascar, o evento, realizado na propriedade da família Locatelli, na localidade de Linha Bento Gonçalves, abordou a importância da produção de hortaliças e frutas para o autoconsumo, bem como a adoção de técnicas para o cultivo sem o uso de agrotóxicos.

Como forma de sensibilizar os participantes para a importância desse tipo de produção, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Leandra Bagatini, salientou a importância da utilização de frutas e verduras no cardápio da família. “No caso das frutas, além de contribuírem na saciedade, trazem consigo vitaminas e minerais que possuem influência na saúde, prevenindo doenças dos sistemas nervoso, circulatório, digestivo e ósseo”, exemplificou.

Em seguida foi a vez dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Deoclesio Piccoli e Guilherme Miritz, abordaram a produção dos alimentos, enfatizando a importância da escolha das mudas, do preparo do solo e da adubação e ainda das podas das frutíferas. O manejo das pragas e doenças sem a utilização de agrotóxicos, também foi ressaltada por ambos.

Durante a demonstração de poda, Piccoli lembrou a importância da escolha das variedades para a produção doméstica, observando também as formas de condução. “Na hora de escolher as variedades para implantação de um pomar doméstico, deve-se cuidar para que sejam selecionadas as mais resistentes às doenças”, destacou. “Além disso, a adoção de um plantio diversificado também representará a garantia de que se tenha fruta o ano todo”, completou.

Já Miritz abordou o manejo de pragas e doenças nas hortas e pomares, sempre preconizando métodos alternativos que excluam a utilização de produtos químicos na produção. “Um pomar e uma horta diversificados já tendem a, naturalmente, diminuir a incidência de pragas e doenças”, pondera. Ainda assim, caso ocorra, o extensionista lembra que são várias as ferramentas que podem ser utilizadas como métodos de controle, estando entre elas a catação de insetos, a adoção de armadilhas e o uso de caldas e preparados caseiros de natureza orgânica.

Ao final da atividade, que integra o Projeto Socioassistencial e partiu de demanda dos próprios agricultores que procuram o cultivo e o consumo de frutas e verduras de melhor qualidade, houve a socialização de alguns pratos elaborados pelos integrantes com a utilização de ingredientes de suas próprias hortas e pomares. Em Roca Sales são atendidas cerca de 50 famílias de agricultores pelo Projeto.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 9 9574-1323

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br