Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/07/2017

Projeto Estufa em Charqueadas visa à ressocialização dos apenados

Na manhã desta sexta-feira (14/07), o governador José Ivo Sartori visitou a Colônia Penal Agrícola de Charqueadas e conheceu o Projeto Estufa, criado pela Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. O objetivo do projeto é a ressocialização dos apenados. Acompanharam a visita o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Ademir Santin.

As duas estufas existentes no local são cuidadas pelos apenados da Colônia. Cerca de 35, dos 145 apenados, trabalham no local diariamente, fazendo a colheita e a limpeza da estufa, além de participarem de outros trabalhos que estão disponíveis na Colônia e que também visam à ressocialização.

O presidente da Emater/RS destaca a importância da presença do trabalho da Instituição em projetos como o da estufa, para reforçar e cumprir o seu papel social no Rio Grande do Sul, ressaltando a importância do reconhecimento dado à Instituição pelo governador Sartori, pelo bom trabalho que a equipe municipal de extensionistas vem desempenhando em projetos desafiadores como este.

Para Santin, o trabalho coletivo na realização do projeto, envolvendo extensionistas de vários municípios do Estado, “é fundamental”, ressaltando o desafio proposto pela Diretoria da Emater/RS-Ascar de transformar a área da Colônia Agrícola em uma fazenda modelo, área que será referência e que poderá ser utilizada para qualificação de mão-de-obra dos extensionistas.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Leticia de Lima, avalia que a implantação do projeto com os apenados da Colônia Penal Agrícola de Charqueadas demonstra o trabalho da Emater/RS-Ascar na área social, oportunizando, a partir do assessoramento e da Assistência Técnica, alternativas de produção e geração de renda, para que os apenados, quando forem reinseridos na sociedade, tenham uma qualificação técnica para um novo recomeço.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Estagiária Ilana Xavier
idxavier@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 9 8900-0090

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br