Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/07/2017

Projeto de hortas comunitárias será retomado em Bagé

Em Bagé, na Região da Campanha, famílias que vivem em estado de pobreza extrema e vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, serão favorecidas pelo retorno de um projeto de hortas comunitárias em bairros da cidade proposto pela Emater/RS-Ascar e secretaria da Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (SMASI), através da Coordenação de Cidadania e Trabalho (CCT).

Conforme o extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Bagé, engenheiro agrônomo Francisco Gonçalo, o projeto das hortas comunitárias esteve em atividade há cerca de seis anos, mas foi interrompido posteriormente.

A retomada técnica das hortas foi objeto de um encontro realizado na terça-feira (11/07), entre o chefe de gabinete da SMASI, João Pedro Finger, a coordenadora de Cidadania e Trabalho, Gládis D’Avila, o nutricionista Francisco Portela e o extensionista Francisco Gonçalo, quando foram levantadas as ações que serão necessárias para restabelecer a continuidade desse trabalho nas comunidades.

- Isto se dará através de um diálogo junto às famílias, procurando definir a formação e condução da horta comunitária com os beneficiários do projeto e estabelecendo as espécies a serem cultivadas para possibilitar o fornecimento de hortaliças diversificadas e saudáveis para alimentação durante todo o ano -, explicou Gonçalo.

Conforme o técnico, as famílias serão orientadas sobre olericultura e receberão informações técnicas sobre o valor alimentar e nutritivo dos alimentos produzidos, como forma de desenvolvimento e manutenção das hortas para enfrentamento à pobreza.

A equipe de trabalho do projeto será composta por extensionistas da Emater/RS-Ascar e estagiários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), além de um representante da SMASI. Inicialmente, as hortas serão retomadas em quatro áreas nos bairros São Domingos, Damé, Ivo Ferronato e Tiarajú.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional Bagé
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
(55) 999352636
Estagiária Hallana Rodrigues Oliveira
holiveira@emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br