Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
19/05/2017

Emater/RS-Ascar capacita merendeiras de Passo Fundo

Uma capacitação com foco em segurança alimentar foi realizada nesta quinta-feira (18/05), em Passo Fundo, com a participação de 76 merendeiras da rede municipal de ensino. A ação foi possível por meio de uma parceria entre a Emater/RS-Ascar, escritórios municipal e regional, e Unidade de Cooperativismo de Erechim, Prefeitura de Passo Fundo, através da coordenadoria de Nutrição e 7ª Coordenadoria Regional da Educação. Participaram ainda as cooperativas Coopervita, Conalter e Coopafs, que fornecem alimentos para a merenda escolar. O local foi a Escola Estadual de Educação Profissional João de Cesaro.

A capacitação utilizou a metodologia do Dia de Campo, com quatro estações. Três delas comandadas pelas extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar, abordaram o preparo de receitas com alimentos que são disponibilizados para a merenda escolar. Maridada de carne suína, sagu de beterraba e utilização de temperos foram os tópicos dessas três estações. Na quarta estação, educadoras físicas do município fizeram atividade sobre alongamentos e postura no trabalho.

Todas as receitas preparadas foram degustadas em cada estação. Ao final, foi a oportunidade de fazer a degustação dos produtos da agricultura familiar das cooperativas. Na avaliação da extensionista social da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Sandra Bressan Gayger, o evento foi muito produtivo. "Tivemos ótima receptividade por parte das participantes. O retorno que elas nos deram foi de que julgaram importantes as informações técnicas recebidas e que as receitas são possíveis de serem realizadas para as crianças, além de serem atrativas ao paladar", disse Sandra.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, a capacitação permitiu uma maior integração com a rede municipal de ensino, qualificando o processo de segurança alimentar. "Com atividades como essa, conseguimos fechar a cadeia, dando assistência ao produtor dos alimentos, auxiliando na comercialização dos produtos, por meio da UCP, e capacitando quem prepara o alimento para as crianças", explicou Adami. Segundo ele, outro ponto forte do evento foi a oportunidade de aproximação das merendeiras com os agricultores, por meio das cooperativas participantes. "Esse contato direto, permite um diálogo e ajustes, quando necessário", avaliou.

Para a coordenadora de Nutrição Escolar da Prefeitura de Passo Fundo, Kely Szymanski, essa capacitação traz um momento de encontro e de troca de experiências para os profissionais, merendeiras e cozinheiros da rede municipal de ensino. "Nesse ano estamos trabalhando a questão dos nutrientes dos alimentos, vitaminas e sais minerais, tipos de proteína, óleos e ervas", disse ela.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
(54) 3311-5066
(54) 9 9976-8862

www.facebook.com/EmaterRS
http://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br