Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
19/05/2017

Extensionistas da Emater/RS-Ascar de 40 municípios participam de capacitação em Gestão

Extensionistas dos 40 escritórios municipais da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Passo Fundo passaram, nesta quinta (18/05) e sexta-feira (19/05), por uma capacitação sobre Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e Plano de Desenvolvimento Rural (PMDR). Na quinta-feira a capacitação reuniu agrônomos e técnicos dos escritórios municipais pertencentes ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da região da Produção na Casa Santa Cruz, em Passo Fundo. Já nesta sexta, a participação foi do Corede Nordeste, no Campus da Universidade de Passo Fundo, em Lagoa Vermelha.

Conforme o gerente regional adjunto, Dartanhã Luiz Vecchi, que organizou as capacitações, os objetivos foram nivelar as informações e traçar estratégias para as próximas ações, tanto no programa de Gestão, quanto no apoio aos municípios no PMDR. "Com essas capacitações, nossos técnicos voltam aos seus municípios munidos de informações e conhecimentos que vão lhes auxiliar na execução das duas atividades, importantes para o desenvolvimento da região e, sem dúvida, para o atendimento ao nosso público assistido", avaliou Vecchi.

Ele ressalta que com o Programa de Gestão, por exemplo, os técnicos da Extensão Rural estão munidos de planilhas e ferramentas que possibilitam enxergar a propriedade como um todo, vendo potencialidades e entraver. "Queremos, que nossos técnicos estejam aptos a auxiliar aos produtores nos momentos de tomada de decisão, usando a tecnologia que temos disponível e conhecendo a realidade de cada propriedade", acrescentou.

O Programa de Gestão, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, foi lançado pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, em junho de 2016 e é executado pela Emater/RS-Ascar. Na região de Passo Fundo, até agora, foram sensibilizadas 810 famílias e estão no processo de Gestão 405 delas. Para este ano, a meta é sensibilizar mais 810 famílias e inserir no processo mais 405, distribuídas nos 40 municípios.

Já sobre o PMDR, a Emater/RS-Ascar e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) firmaram Termo de Cooperação, no início deste ano, que prevê que a Instituição irá auxiliar aos municípios na elaboração dos Planos. O PMDR é um instrumento exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para aprovar a utilização de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares destinadas a investimentos na agricultura.

Participaram também o coordenador estadual do Programa de Gestão, pela Emater/RS-Ascar, Célio Colle e o gerente regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Oriberto Adami.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
(54) 3311-5066
(54) 9 9976-8862

www.facebook.com/EmaterRS
http://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br