Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
20/04/2017

Seminário avalia ações e encerra Chamada Pública do Leite em Nova Petrópolis

Iniciada em março de 2014, a Chamada Pública do Leite – Lote 21 foi finalizada, depois de três anos de ações, com um Seminário de Avaliação e Encerramento, realizado na quinta-feira passada (13/04), na Linha Imperial, em Nova Petrópolis. Participaram da atividade 37 pessoas, dentre elas os produtores beneficiários da Chamada Pública, além de técnicos da Emater/RS-Ascar e lideranças municipais, como o secretário da Agricultura, Lucas Costa de Lima, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter, o vice-presidente e o secretário da Cooperativa Piá, Darcísio Braun e Rogério Klering, respectivamente.

Neste seminário, o secretário da Agricultura apresentou e discutiu com os produtores as políticas públicas voltadas para o setor leiteiro. Após, o assistente técnico regional de produção animal da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, João Carlos da Luz, abordou o tema Gestão das Propriedades Leiteiras, incluindo a questão da sucessão familiar. Por fim, o técnico da Emater/RS-Ascar de Nova Petrópolis, Jorge Lüdke, coordenou o processo de avaliação da Chamada Pública com os produtores de leite.

A Chamada, com 39 famílias produtoras beneficiadas em Nova Petrópolis, teve como objetivo apoiar na organização da produção e na melhoria do trabalho. Inicialmente, foram realizados diagnósticos das necessidades das famílias produtoras através de visitas e reuniões em comunidade. As atividades planejadas, de acordo com as necessidades apresentadas, foram realizadas em nível de propriedade e através de atividades coletivas, abordando assuntos diversos como análise e recomendação de insumos para melhoria das pastagens; gerenciamento da atividade leiteira e da propriedade como um todo; melhoria da qualidade do leite; importância da reposição de cálcio para bovinocultura leiteira; pastejo rotativo e produção de leite a base de pasto; melhoria do processo de ensilagem; controle biológico das lagartas do milho; bem-estar animal; homeopatia na prevenção e cura da mastite; e sobre aproveitamento de Leite Instável Não-Ácido no preparo de bebida láctea, queijo e silagem de leite; entre outras.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 999768863
(54) 3223-5633
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br