Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
06/12/2016

Emater/RS-Ascar, Fepagro e Ulbra pesquisam Queijo Colonial do RS

Nesta segunda-feira (05/12), a Fepagro sediou encontro entre técnicos da Emater/RS-Ascar e professores da Ulbra para discutir os primeiros resultados do projeto de pesquisa e extensão Resgate Histórico e Regulamentação do Queijo Colonial no Rio Grande do Sul. O objetivo foi apresentar os resultados das análises do queijo produzido nos municípios de Tapes, Parobé, Estância Velha e Morro Reuter, entre outras, que integram a Região Metropolitana.

O objetivo do projeto é caracterizar o queijo colonial produzido no Rio Grande do Sul, preservar sua identidade, resgatando o saber-fazer das gerações passadas e seu conteúdo simbólico e cultural.

Dentro das atividades do projeto, técnicos da Emater/RS-Ascar estão coletando amostras de produtores de todas as regiões do Estado para analisar as características do queijo colonial gaúcho. A Ulbra é responsável pelas análises físico-químicas e microbiológicas desse material.

As professoras Fernanda Fabero e Cristina Gracelle, da Ulbra, responsáveis pelas análises laboratoriais, também discutiram com os profissionais formas de levar aos produtores os laudos e orientações para o aperfeiçoamento das práticas de fabricação do queijo. Essa etapa do trabalho irá contribuir para melhorar a qualidade do produto consumido no Estado.

Ao final da reunião, a pesquisadora, Larissa Ambrosini, da Fepagro, falou sobre o trabalho de resgate histórico do queijo colonial, que está iniciando, e o veterinário Danilo Gomes, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), falou sobre a proposta de fazer também um estudo com consumidores sobre a percepção do queijo colonial gaúcho.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar, com colaboração da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro)
51-2125-3104/05
51-99918-6934
imprensa@emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS