Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
13/06/2016

Produção orgânica recebe certificação em Piratini

Produtores de Piratini vinculados à Associação de Produtores de Base Ecológica (APROBECO) receberam, nesta sexta-feira (10/06), na sede do assentamento Umbú, o certificado que permite a comercialização de seus produtos orgânicos diretamente ao consumidor. Com a certificação o grupo agora passa a ser uma Organização de Controle Social (OCS) e deve seguir uma linha de produção comprometida com a qualidade e isenta de produtos químicos.

A APROBECO começou suas atividades no ano de 2009, através de uma feira, em que um grupo de produtores sentiu a necessidade do escoamento de comercialização de seus produtos. Já com consciência ecológica, estes agricultores começaram a realizar ações como feiras e outras estratégias de vendas para divulgar a importância da produção orgânica, além da geração de renda.

Esta é a 13º OCS no Estado, 13 agricultores de diferentes localidades de Piratini receberam do Fiscal Federal Agropecuário, José Cleber Dias de Souza, o certificado que identifica suas produções como orgânicas. A Emater/RS-Ascar colabora com esta produção auxiliando no acompanhamento técnico e social nas localidades.

O produtor orgânico recém certificado Eloir Nunes explica que além de funcionar como uma comprovação de qualidade, fazer parte de uma OCS aumenta as possibilidades de lucro. "Agora além da venda direta nós também vamos conseguir negociar com programas como o PNAE, por exemplo. E sendo uma produção certificada, é melhor de divulgar para outras pessoas a importância que um alimento de qualidade tem na nossa vida. Alimento orgânico é saúde, é viver bem", aponta o agricultor.

Produtos da OCS APROBECO, como frutas, feijão e amendoim podem ser encontrados toda quarta-feira na feira da agricultura no centro de Piratini, além da venda diretamente com os produtores.

A certificação de produção orgânica vinculada a uma OCS acontece através do preenchimento de um formulário do Ministério da Agricultura em que o produtor demonstra seu interesse em certificar-se.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Mateus de Oliveira
Estagiária Emanuelle Silveira
imprensa@emater.tche.br
(51) 2125-3105
(51) 9918-6934