Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
27/03/2013

Estudantes estrangeiros conhecem agroindústrias de Santo Antonio da Patrulha

Extensionistas da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio da Patrulha receberam, na última sexta-feira (22/03), os estudantes universitários Olga Gromasheva, da Rússia, e Leo Dvortsin, da Holanda, que foram ao município conhecer a produção de melado e açúcar mascavo das agroindústrias locais.

Os empreendimentos integram o Programa de Qualificação do Melado e Açúcar Mascavo - Puro Engenho. A visita faz parte de uma cooperação acadêmica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade da Itália. A Emater/RS-Ascar participou da atividade em função do trabalho que desenvolve com os agricultores familiares para a qualificação de toda a cadeia produtiva.

Ao chegarem ao município, os estudantes - doutorandos em engenharia - foram recepcionados pela equipe da Emater/RS-Ascar e pelo secretário municipal da agricultura, Dirceu Lopes Machado. Após a recepção, os extensionistas conduziram os acadêmicos até as agroindústrias de açúcar mascavo, localizadas nas propriedades de José de Oliveira Santos e José Santos de Oliveira, na comunidade de Morro da Lage. O grupo foi também até a propriedade de Ronaldo Barbosa, na comunidade de Alto Ribeirão, para conhecer a produção de melado.

Segundo o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar em Santo Antônio da Patrulha, Flademir Heleno Schmidt, os doutorandos se mostraram entusiasmados com a organização do trabalho que conheceram e com a satisfação dos pequenos agricultores em participar do programa desenvolvido.

O Programa de Qualificação do Melado e Açúcar Mascavo - Puro Engenho é um trabalho instituído pela prefeitura e Emater/RS-Ascar, que cadastra e presta assistência às 15 agroindústrias de melado e açúcar mascavo participantes.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
Estagiário João Morales
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155