Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/08/2012

Dia de Campo é realizado em Itati

Agricultores familiares, extensionistas da Emater/RS-Ascar, técnicos e representantes de entidades ligadas à agricultura familiar compareceram à comunidade de Arroio do Padre, em Itati, para participarem de Dia de Campo sobre Manejo de Sistemas Agroflorestais e Legislação Ambiental. A atividade foi realizada nesta segunda-feira (13/08), na propriedade do agricultor Telmo Justin Witt.

Durante o encontro, foram apresentados aos participantes como tem sido a eficácia do sistema implantado, as características do local e os resultados obtidos com culturas perenes, arbóreas e frutíferas. Também foram discutidas questões sobre ciclagem de nutrientes nos sistemas agroflorestais e as perspectivas de aproveitamento destes sistemas no contexto de exploração de áreas de agricultura das propriedades rurais localizadas na região de Mata Atlântica.

De acordo com Witt, que tem experiência no cultivo de sistemas agroflorestais na localidade, os dias de campo auxiliam os agricultores familiares a trocarem ideias no intuito de criar melhores condições de trabalho na região e, desta forma, incentivar com que os trabalhadores permaneçam no campo. “Com os incentivos a gente teve como melhorar a propriedade e, com a organização da cooperativa, a gente tem tido condições de trabalhar bem desde a colheita até a venda. É isso que está incentivando a gente a se organizar mais e a ficar na roça”, ressalta.

O Dia de Campo em Arroio do Padre é uma realização da Emater/RS-Ascar, Ação Nascente Maquiné (ANAMA), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Terra de Areia e Itati, Reserva Ecológica Estadual Mata Paludosa, Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT) e Prefeitura de Itati.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
Estagiário João Morales
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155

voltar                                                                                                                                                                                                                              todas notícias