Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
03/07/2012

Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar oferece cursos de capacitação

O Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM), que desde o mês de junho é administrado pelo escritório regional de Porto Alegre, promove no mês de julho cursos para capacitação para produtores rurais nas áreas de piscicultura e inseminação em bovinos.

Do dia 5 ao dia 7 de julho, será oferecido o curso Piscicultura - Processamento Artesanal de Pescado. Durante os três dias de aulas, serão abordadas a importância da piscicultura e sua representatividade no abastecimento e segurança alimentar, as características do pescado fresco e a limpeza de diferentes tipos de peixe, além cortes, formas de conservação do pescado, receitas e acompanhamentos.

Já durante o período de 11 a 15 de julho, será realizado o curso de Inseminação Artificial em Bovinos. Os alunos receberão orientações sobre o conceito e o histórico da inseminação artificial, anatomia e fisiologia da vaca, manejo, horários e práticas de inseminação, manuseio e armazenamento do sêmen, higiene do inseminador e controle da inseminação.

Piscicultura – Criação de Peixes será o tema do curso promovido pelo CETAM de 18 a 22 de julho, com inicio às 13h30min. Potencialidades, comercialização, legislação, planejamento, principais espécies criadas em açudes e construções de açudes serão alguns dos assuntos abordados pelos instrutores.

De acordo com a coordenadora do CETAM, Claudete Klein Hamerski, os Centros têm como objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado no campo pela assistência técnica e extensão rural oferecido pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, através de aulas praticas e teóricas dentro do assunto em que o agricultor queira se aprofundar.

Além do CETAM, a Emater/RS-Ascar conta ainda com mais outros sete Centros de Treinamento de Agricultores espalhados pelo Estado (Teutônia, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Erechim, Bom Progresso, Não-Me-Toque e Canguçu). Cada centro de formação procura atender à demanda regional e local, oferecendo cursos de capacitação aos agricultores familiares. Desde o início das ações de capacitação, em 1995, mais de 35 mil pessoas já passaram pelos cursos oferecidos pela Emater/RS-Ascar.

Para informações sobre as inscrições, os interessados devem entrar em contato com os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ou diretamente com o CETAM pelos telefones (51) 3632-1261, (51) 3649-5571 ou então pelo e-mail ctmnegro@emater.tche.br.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Júlio Fiori
imprensa@emater.tche.br
Estagiário João Morales
(51) 2125-3104

voltar                                                                                                                                                                                                                              todas notícias