Emater de A a Z

Sobre a EMATER

Detalhe Noticía

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
24/05/2012

Grupo de Mulheres de Novo Cabrais completa 15 anos

Criado em 1996 com o apoio da Emater/RS-Ascar, o Grupo de Damas Enlace, o primeiro núcleo organizado de trabalhadoras rurais de Novo Cabrais, no Vale do Rio Pardo, está completando 15 anos de formação. A data será comemorada neste sábado (26/05), quando ocorre a 12ª edição do Jantar Italiano e Baile de Cortado, homenagem gastronômica criada pelas próprias trabalhadoras do grupo à imigração italiana no município que servirá de palco para as festividades de aniversário. O evento é promovido com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura no Pavilhão São João Batista, na localidade de Cortado, e reunirá cerca de 1,5 mil pessoas. O Grupo de Damas Enlace prepara artesanalmente os produtos servidos no Jantar e vem se aperfeiçoando com cursos e pesquisas sobre culinária típica italiana com o apoio da Emater/RS-Ascar

Entre as propostas de resgate da memória dos descendentes de italianos abordadas pelas trabalhadoras rurais e pela equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, estão pesquisas de fotos familiares e história oral da comunidade, realização de cursos, palestras e seminários sobre a história da colonização e o resgate de culturas tradicionais, como a videira, e ainda a gastronomia típica. “A valorização da história dos imigrantes engrandece o município e melhora a qualidade de vida das pessoas. Desta forma, é preciso resgatar cultura e costumes que foram sendo esquecidos pelos jovens em nossas comunidades”, diz a extensionista de Bem-Estar Social do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Novo Cabrais, Flávia Borstmann.


Grupo de Damas Enlace
O Grupo Enlace, formado por 24 trabalhadoras rurais, trabalha com o apoio da Emater/RS-Ascar também em campanhas sociais da cidade, como a Campanha do Agasalho e campanhas de arrecadação de alimentos, além de promover reuniões com atividades culturais e recreativas. Também desenvolve um projeto para a produção de uvas e a criação de uma agroindústria para o processamento de derivados de uva, embutidos e queijos.

O Grupo está buscando recursos para futura criação e construção da Casa Cultural Italiana, na localidade de Cortado, uma das localidades que mais concentra descendentes italianos no município, junto com as comunidades de Potreirinho e Taboão. Outra atividade importante em que o grupo se engaja é a campanha do meio ambiente limpo, com realização da limpeza do Arroio Barriga e seus afluentes.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Região de Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
(55) 3222 4011
Estagiário Maurício Sena
msena@emater.tche.br

voltar                                                                                                                                                                                                                              todas notícias