Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
13/05/2022

Encontro entre cooperativas debate gestão de mercados e intercooperação em Sananduva

Intercooperação e gestão de mercados foram os focos dos temas tratados no Encontro de Cooperativas realizado nesta quinta-feira (12/05), na sala de eventos da Cresol, no município de Sananduva. O evento foi organizado pela Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Erechim e faz parte das ações do Programa de Extensão Cooperativa (PEC).

O extensionista da UCP Cleunir Paris falou sobre os conceitos, as estratégias e os desafios da intercooperação, ou seja, da cooperação entre as cooperativas, para a inserção nos mercados institucional e privado. Jhonatan Imlau, também extensionista da UCP, abordou os aspectos fiscais e tributários do ato cooperativo relacionados aos aspectos operacionais da gestão de mercados privados e institucionais de alimentos. Na oportunidade também foram esclarecidos os trâmites e particularidades da comercialização entre cooperativas por meio da intercooperação.

Na parte da tarde, as cooperativas presentes participaram do momento de apresentação e diálogos. Nessa hora, cada cooperativa fez sua apresentação, explicando sobre sua infraestrutura, suas estratégias de mercado e de logística, seus produtos e comercialização. Esse momento, pensado pelos organizadores, permitiu a troca de informações, experiências e aproximação para a construção de parcerias entre as cooperativas.

Para o diretor do Departamento de Cooperativismos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Obiratan Rodrigues e Silva, encontros como esse viabilizam tratar os gargalos, que são as questões do escoamento, da logística. "A intercooperação é muito importante, quanto mais as cooperativas se unirem elas terão maiores chances de disputar o mercado. A gente parabeniza e agradece a Emater por momentos como esse, de aprendizagem", disse o diretor.

A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Rozimeri Alves Galante, também parabenizou o trabalho desenvolvido pela UCP e pela participação dos municípios no evento. "As cooperativas trazem um grande ganho econômico para produtores", avaliou. O evento reuniu lideranças e representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), das prefeituras de Sananduva, Lagoa Vermelha, Tapejara, Cacique Doble, Água Santa, David Canabarro e Maximiliano de Almeida, e de dez cooperativas, além de extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Na avaliação do diretor da Cooperativa de Hortifrutigranjeiros, Doces e Conservas Coloniais Santa Catarina de Cacique Doble (Coohorti), Cleomir Zaparoli, o evento foi positivo. "Foi de uma grande valia, pois certamente dará resultados. Já formalizamos algumas conversas para parcerias, no sentido de fazer prestação de serviços, de compras de produtos. Foi um tempo muito proveitoso, onde a gente pode sentir a verdade de cada cooperativa, principalmente nesse momento de pós-pandemia, num momento de retomada, de recuperação, buscando novos mercados", disse. Ele destaca que a logística é um fator impactante nos custos da cooperativa. "A gente espera poder continuar com essa atividade e contar com essa participação de todos envolvidos, para que juntos possamos crescer e atender essa demanda do mercado. O mercado exige que a gente se una e atenda de forma mais eficiente e com qualidade", finalizou.

O coordenador da Cooperativa de Produtores de Alimentos Orgânicos em Economia Solidária (Coopvida) de Sananduva, Paulo Antonio Pastorello, destacou o relevante trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar na promoção e orientação de processos de cooperação e de intercooperação, de melhoria da gestão e de acesso a mercados. Enfatizou ainda a necessidade de aprimorar cada vez mais as relações intercooperativas a fim de qualificar o processo de produção e de acesso da agricultura familiar aos mercados operacionalizados por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Alimenta Brasil (PAB).

Para a UCP, a atividade realizada é uma excelente oportunidade para as cooperativas se conhecerem e se aproximarem, buscarem parcerias e novos negócios. Segundo a equipe, a intercooperação surge como uma oportunidade diante dos desafios impostos no cenário econômico. "Acreditamos que o evento proporcionará soluções práticas e eficientes para as cooperativas poderem realizar atividades cooperadas, ampliando a comercialização, reduzindo custos e com isso sendo mais dinâmicas, por meio da complementaridade de competências", acrescentaram Jhonatan Imlau e Cleunir Paris.

As cooperativas participantes - Coapi, Coohorti, Coolaf, Coopingo, Copproratap, Coopervima, Coopvida, CASA, Coopaf - são beneficiárias do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), executado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O Programa prevê a introdução de melhorias técnico-gerenciais, produtivas, comerciais, de marketing e educacionais, a fim de auxiliar as cooperativas a desenvolver seus recursos e potencializar o acesso a novos mercados.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 99976-8862
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br