Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
13/05/2022

Emater/RS-Ascar oferece curso para aplicadores de agrotóxicos na região de Ijuí

A Emater/RS-Ascar oferece curso para aplicadores de agrotóxicos na região de Ijuí. A iniciativa faz parte do Inspeciona-RS, projeto estadual de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas. Nesta semana (11 e 12/05) o Curso de Boas Práticas de Pulverização Agrícola foi realizado para um grupo de dez agricultores, com atividades teóricas e práticas, desenvolvidas na propriedade rural da família Heck, no interior de Ijuí.

"A gente aprendeu muito nestes dois dias. Que bom que eles vieram atender nós, aqui fora", disse o anfitrião do encontro, produtor Amarildo Heck.

O curso atende as Instruções Normativas da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) nº 41/2021, que delibera sobre a venda orientada de agrotóxicos hormonais, e a de nº 42/2021, que trata especificamente do cadastro do aplicador. Ambas passam a valer para todos os municípios gaúchos a partir do dia 1º de junho deste ano.

Curso

O curso de Boas Práticas Agrícolas na aplicação de agrotóxicos contém uma parte teórica e outra prática. O conteúdo mínimo deve priorizar temas relacionados ao uso correto e seguro de agrotóxicos (responsabilidades do produtor/aplicador, armazenagem, equipamentos de proteção individual); tecnologia de aplicação de agrotóxicos; pulverizadores agrícolas (manutenção, regulagem e
calibração).

"O curso de Boas Práticas de Pulverização tem por objetivo melhorar a aplicação dos defensivos agrícolas nas lavouras dos produtores", explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini. "Aqui, com os produtores, discutimos quais são os fatores que interferem numa boa aplicação e também falamos sobre a legislação estadual para aplicação de agrotóxicos hormonais, informando quais são os agricultores que podem aplicar, como devem proceder e quais as exigências a serem cumpridas para atender a expectativa de evitar a deriva, ou seja, aplicar numa lavoura sem atingir a outra", completou Bortolini.

Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS
tv.emater.tche.br