Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
25/11/2021

Dia de Campo marca encerramento do Projeto Piloto da Anater

A Terra Indígena Monte Caseros, no município de Muliterno, foi o local escolhido para marcar o encerramento do Projeto Piloto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) de Prestação de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social para Famílias de Povos e Comunidades Tradicionais em situação de extrema pobreza no RS. O ato foi realizado na última terça-feira (23/11) com um Dia de Campo.

O projeto iniciou em 2017 e estava previsto para encerrar em 2020, no entanto, devido à pandemia, estendeu-se até este ano. Foram atendidas 1.500 famílias de indígenas, quilombolas e pescadores artesanais que vivem em 66 municípios gaúchos. Em Muliterno, o projeto beneficiou 44 famílias indígenas.

A Emater/RS-Ascar apresentou três estações. A primeira foi sobre as plantas medicinais, apresentada pela extensionista do Escritório Regional de Passo Fundo Doriana Miotto. A segunda estação abordou o saneamento básico, com ênfase no lixo, e foi apresentada pela extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Ibiraiaras, Vilce Vidalis. Também de Ibiraiaras, o extensionista Edelvan Pozza falou sobre o programa Semeando nas Aldeias, com orientações sobre os tratos culturais do melão, repolho, abóbora, melancia e moranga. A quarta estação contou com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que abordou os vínculos familiares.

A organização do evento foi feita pela extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Muliterno, Marinez de Campos Piucco, que destacou o ótimo aproveitamento que as famílias fizeram com os recursos do programa, como aquisição de animais de pequeno porte, galinhas e porcos, material para confecção de artesanato, equipamentos para cozinha como sovadeiras, fornos e batedeiras. "Estamos encerrando com chame de ouro", disse Marinez. O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, ressaltou a importância de projetos como esse para melhoria da qualidade de vida e geração de renda da população.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 99976-8862
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br