Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
25/11/2021

Encontro Agro reúne produtores em São José do Hortêncio

Um público de mais de 100 pessoas esteve reunido na noite de quarta-feira (24/11), na Sociedade Cultural União São José, em São José do Hortêncio, para a primeira etapa do Encontro Agro, uma série de palestras que visam levar informações sobre variados temas aos agricultores do município. Organizado pela Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) -, Sicredi Pioneira, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), o encontro contou com palestras com os temas enfezamento na cultura do milho e novidades sobre previdência social para produtores.

Responsável pelo primeiro painel, o extensionista da Emater/RS-Ascar Alano Tonin destacou o enfezamento na cultura do milho, doença provocada pela cigarrinha (que é o seu vetor), e que tem preocupado os agricultores da região, já que as perdas podem chegar a até 100% da lavoura, dependendo da cultivar. Entre os sintomas provocados pela praga estão a redução do crescimento, do desenvolvimento e do volume radicular, enfezamentos pálidos e vermelhos, má-formação de espigas, grãos "chochos", entrenós curtos, baixa estatura das plantas e doenças vasculares.

O técnico também abordou o ciclo de vida do inseto, as formas com que ocorrem infecções, como ela se propaga e qual pode ser a sua duração. Além disso, apresentou medidas profiláticas, que vão desde eliminar plantas de milho espontâneas, passando por evitar semeaduras sucessivas em áreas muito próximas, até realizar monitoramento e controle do vetor. "Neste ano as condições climáticas de poucas chuvas favoreceram a propagação da cigarrinha, sendo importante estar atento para a adoção de medidas estratégicas de controle", pontua o técnico.

Já a segunda palestra foi ministrada por representantes do STR, que apresentaram detalhes e tiraram dúvidas dos agricultores, sobre o tema Previdência Social Para Produtores. Durante a noite, com o apoio das entidades envolvidas, foi apresentado o calendário de atividades para 2022, com o objetivo de cada encontro ocorra de dois em dois meses. "Para o próximo ano, temas como análises de solo e foliar, energia solar, segurança hídrica e ambiental, crédito rural e gestão rural serão discutidos já a partir do mês de março", explica o extensionista da Emater/RS-Ascar Hector Eder.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br