Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/10/2021

Dia de Campo em Passa Sete aborda captação de água da chuva

Agricultores de Passa Sete participaram na tarde de quarta-feira (13/10) de um Dia de Campo sobre Cisternas. A atividade que integra as ações da Semana da Água no município foi realizada na propriedade dos agricultores Marlene e Osvaldo Rech, na localidade de Pitigal, e foi promovida pela Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A atividade que integra as ações do Projeto "Cisternas nas propriedades rurais", desenvolvido pela Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete e Emater/RS-Ascar, teve como objetivo demonstrar aos participantes sobre a importância da captação da água da chuva em cisternas e a utilização da mesma na irrigação para a produção de hortaliças. "Temos no município, principalmente no verão, escassez de água. Então o objetivo desse projeto é reservar essa água. E, além disso, utilizar essa água na irrigação da horta para produção de alimentos, utilização para os animais e a limpeza na propriedade", destaca a extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar, Marly Ferreira Todendi.

Durante a atividade, o público acompanhou três estações, que abordaram os temas cisternas, irrigação e segurança alimentar. "Essa propriedade é uma unidade demonstrativa, que serve de exemplo e modelo para as demais propriedades dessa comunidade, para estimular as famílias a também instalar nas suas propriedades as cisternas, ter irrigação aproveitando a água da chuva e assim preservar a fonte natural existente para a subsistência da família", conclui Marly.

A anfitriã do evento, a agricultora Marlene Rech, enfatizou a importância do sistema de captação de água da chuva e a participação em atividades para conhecer essa técnica. "É sempre bom a gente ver como as coisas funcionam para poder fazer na nossa propriedade, e espero que outras pessoas se sintam estimuladas a fazer na sua propriedade".

Por meio do projeto Cisternas nas Propriedades Rurais, cada presidente de grupo de Trabalhadoras Rurais recebeu uma caixa d'água com capacidade para armazenar dois mil litros e um kit de peças para a instalação do mesmo. Assim, com a instalação de calhas nas residências, galpões ou varandas, será possível armazenar a água da chuva. A aquisição das caixas d'águas e o kit de peças é realizada com recursos da Associação das Trabalhadoras Rurais de Passa Sete, a mão de obra para a instalação da cisterna ficará a cargo dos proprietários.

Presente na atividade o prefeito de Passa Sete Maurício Afonso Ruoso salientou a importância do projeto desenvolvido pelas Trabalhadoras Rurais. "Nós não podemos pensar na importância de reservar a água somente no período de estiagem. Precisamos implantar ações e projetos como esse sempre que possível para preservar esse bem tão valioso do nosso meio ambiente", frisou o gestor.

A agricultora Claudete Batista Feron foi uma das beneficiadas com o Projeto e participou do Dia de Campo. "É bom participar e ver o que dá certo numa propriedade para poder melhorar a nossa. É sempre um aprendizado, sempre levamos alguma coisa nova para casa. Era o meu sonho ter uma cisterna e quando a associação nos presenteou eu fiquei muito feliz. Agora a minha horta está linda, o sistema está funcionando". Na propriedade da família são cultivadas hortaliças como rúcula, alface, repolho, brócolis tempero verde. "Tudo o que consumimos em casa eu cultivo na minha horta", conclui.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br