Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/10/2021

Dia Mundial da Alimentação é comemorado neste sábado

Neste sábado (16/10) comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, criado para desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. E até domingo (17/10) segue a programação da Semana da Alimentação iniciada na última segunda-feira (11/10) com o tema “A (In)Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Fome e do Direito à Alimentação.

A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945 e a primeira comemoração ocorreu há 40 anos com o tema “A comida vem primeiro”. De acordo com a própria FAO, o objetivo da organização é alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de qualidade suficientes para levar-se uma vida ativa e saudável.

Todos os anos, a programação da Semana da Alimentação traz reflexões a respeito da população carente, sua nutrição e segurança alimentar (alimentação saudável, acessível, de qualidade e em quantidade suficiente e permanente). Uma realidade que, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população. Em contrapartida, em alguns lugares do planeta, a fome não é o problema e sim a alimentação inadequada, a qual é responsável por desencadear problemas de saúde graves, como a obesidade numa parcela bem significativa da sociedade.

Em 2021, a Semana teve início com uma live, na última segunda-feira, com a participação da presidenta da Agan e vice-presidenta do Consea/RS, Lisete Griebeler, da ex-presidenta do Consea Nacional, Maria Emília Pacheco, e da presidenta do Comsea São Leopoldo, Ana Mattos. E, nesta quinta-feira (14/10), foi realizada uma palestra virtual sobre “Frutas, Legumes e Verduras: da produção ao abastecimento na garantia da segurança alimentar.

De acordo com a extensionista rural e nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni, percebe-se que a alimentação é uma questão séria e que envolve vários fatores, não sendo a fome o único problema enfrentado pela população mundial em relação à alimentação. “Então aproveite este dia 16 para refletir sobre seus hábitos alimentares, o desperdício e como você pode ajudar a mudar o quadro da alimentação mundial. Pequenas mudanças de atitude podem fazem um mundo melhor”.

Confira nas redes sociais da Semana da Alimentação o restante da programação!

https://www.instagram.com/semanadaalimentacaors/
https://www.facebook.com/semdaalimentacaors

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider
imprensa@emater.tche.br
WhatsApp (51) 99918-6934
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrs
tv.emater.tche.br