Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/10/2021

Chá do Saber teve último encontro do ano nesta semana

Mulheres rurais associadas da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) estiveram reunidas virtualmente nesta quarta-feira (13/10), quando ocorreu o último encontro do projeto Chá do Saber. A atividade é promovida pela diretoria da Coomafit, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). No encontro desta quarta-feira, o tema Mídias Digitais foi abordado pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar, Letícia Lima e Carine Massierer.

O Chá do Saber começou a ocorrer em junho, em formato virtual em função da pandemia da Covid-19, e teve o objetivo de promover a discussão e troca de experiências de temas do interesse das mulheres. A iniciativa se estendeu até outubro, com encontros mensais.

Nesta quarta-feira (13/10), Letícia e Carine explicaram o que são mídias sociais/digitais e os cuidados a serem tomados para que naveguem com segurança, etiqueta nas redes sociais, configurações de privacidade, como se proteger de fraudes e clonagens, atenção aos compartilhamentos e opiniões em público, como identificar fake news, sugestões de locais para busca de informações conforme os interesses do grupo, como gerar conteúdo rural e atrair público e ainda como divulgar suas ações e atividades.

O encontro foi conduzido pela integrante da Unidade de Cooperativismo de Porto Alegre (UCP) da Emater/RS-Ascar, Luciana Muszinski, que auxilia a Coomafitt através do desenvolvimento e acompanhamento de atividades sociais na cooperativa, como o grupo de jovens “Juventude Rural Coomafitt” e o grupo de mulheres. Essas atividades têm o intuito de promover o envolvimento e a participação de jovens e mulheres na gestão da cooperativa, cumprindo assim o princípio cooperativista da gestão democrática. Nos encontros elas aproveitaram para tirar dúvidas e ficou encaminhada a continuidade de ações com a cooperativa em 2022, visando ao bem-estar e ao atendimento aos interesses das mulheres cooperativadas.

Durante o Projeto Chá do Saber ocorreram encontros temáticos atendendo aos interesses das próprias mulheres, a cada mês. Dentre os conteúdos estiveram orientações para a confecção de produtos de limpeza e de pulverizadores caseiros à base de citros para serem aplicados nas bananeiras, fermentação natural de pães e outros, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) com enfoque em flores, oficina de produtos à base de milho e comunicação por mídias digitais. Segundo as extensionistas da Emater/RS-Ascar, que construíram a proposta junto com a presidente da Coomafitt, Micheli Jacoby, o distanciamento social imposto pela pandemia e a necessidade de fortalecimento de vínculos entre as mulheres associadas fizeram com que a ação fosse pensada e colocada em prática desde junho.

A participação das mulheres aconteceu a partir da inscrição junto à Cooperativa, via grupo de WhatsAPP, e os encontros foram realizados na plataforma Google Meet.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
(51) 99997-8803
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br