Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/09/2021

Começa nesta terça-feira o 5º Seminário Água e Saúde

Começou nesta terça-feira (14/09) o 5º Seminário Água e Saúde: Químicos na Água e Desafios Técnicos, que tem como objetivo promover o diálogo técnico sobre os desafios da garantida da segurança de água para consumo humano, com foco na presença de químicos nos mananciais. O evento virtual, realizado pela Abes RS, CEVS-RS e Emater/RS-Ascar, com apoio da Corsan, é voltado a profissionais, gestores e acadêmicos das áreas de saúde, saneamento e ambiente, bem como extensionistas rurais e pode ser acessado a qualquer tempo em https://bit.ly/3nt2gSV.

Neste primeiro dia, o tema Contaminação Química no Campo e a Saúde Humana foi mediado pelo engenheiro químico da Secretaria da Saúde, Luciano Zini e a palestra foi ministrada pela professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, Adelaide Cassia Nardocci. O evento contou com a participação de três debatedores: a bióloga do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Secretaria Estadual de Saúde, Silvia Medeiro Thaler, a farmacêutica bioquímica aposentada, Ana Maria Daitx Valls Atz e o engenheiro agrônomo, pesquisador membro do Movimento Ciência Cidadã e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo.

O Seminário continua amanhã (15/09) e quinta-feira (16/09), novamente das 10h às 12h. No segundo dia, a temática é Contaminantes Químicos no Campo e na Saúde Ambiental, com mediação do extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gabriel Katz, e palestra da professora do Instituto de Química da Unicamp, Cassiana Montagner. Os três debatedores convidados são a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Renata de Oliveira Pereira, o analista ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Márcio D’ávila Vargas, e o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus.

No terceiro e último dia, o tema Contaminação Química e a Água no Meio Urbano será mediado pela bióloga presidente da Abes RS, Ana Elizabeth Carara e a palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Renato Zanella. Os debatedores serão a professora de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Tânia Pizzolato, o engenheiro químico da Secretaria da Saúde, Luciano Zini, e o coordenador técnico do Departamento de Controle de Esgotos da Corsan, Jackson Saint’Pierre Dull Ritter.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Taline Schneider

WhatsApp (51) 9 9918-6934
imprensa@emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS tv.emater.tche.br