Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
27/08/2021

Agricultores da região de Santa Rosa são beneficiados com viveiros para piscicultura

Foram iniciadas nesta semana as obras do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que deve beneficiar inicialmente agricultores de três municípios da região de Santa Rosa, com a construção de viveiros destinados à piscicultura. Os projetos técnicos foram elaborados pela Emater/RS-Ascar e, a partir de termo de cooperação firmado entre Seapdr e Prefeituras, são cedidas horas-máquina aos agricultores para a escavação de tanques/açudes em suas propriedades.

Conforme dados da Emater/RS-Ascar, o Estado produz mais de 50 mil toneladas de pescados de cultivo em açudes e tanques escavados e há um importante potencial para ampliação. Estima-se que de 15 a 20 mil toneladas sejam comercializados anualmente, já que a piscicultura gaúcha é baseada, principalmente no cultivo de carpas em sistemas extensivos, em ciclos de três a quatro anos. O programa, que visa estimular a diversificação de renda por meio da atividade de piscicultura em tanques escavados no Estado, deve contemplar municípios das regiões de Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Pelotas e Santa Rosa.

O primeiro açude do Programa construído na região de Santa Rosa é na propriedade de Plínio Frank, em São Paulo das Missões, sendo iniciada a obra na terça-feira (25/08) e, depois do período de chuvas, continuada nesta sexta-feira (27/08). O tempo médio estimado de trabalho por produtor é de 20 horas. O extensionista da Emater/RS-Ascar Júnior Kessler, que acompanha a escavação, explica que após a construção dos viveiros a recomendação é que estes fiquem vazios (sem água) por um período de seis meses para garantir a cura das taipas (aterro). Posteriormente será liberada a colocação de água para a criação de peixes.

Além do projeto técnico e acompanhamento das obras dos 10 açudes no município, o extensionista explica que a assistência da Emater/RS-Ascar continuará, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e com a Seapdr, por meio da oferta de cursos, dia de campo e visitas, com vistas a garantir maior produtividade para autoconsumo da família e a lucratividade da atividade nas propriedades através da comercialização.

Demais municípios beneficiados

Os próximos municípios a serem contemplados com as obras, inseridas no lote 6, são Giruá e Novo Machado. Com a iminência do início das atividades nos municípios, o gerente regional da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger, o coordenador regional da Seapdr Felipe Weiler e as equipes municipais visitaram as prefeituras para apresentar esclarecimentos em relação ao andamento do programa.

No dia 20/08, a reunião ocorreu em Giruá com o prefeito Ruben Weimer e lideranças municipais. Participaram também os técnicos da Emater/RS-Ascar Charles Fernantes e Sílvio Szeracki, o vice-prefeito Darli Taborda, o presidente do Conselho Agropecuário Airton Beutinger, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Luiz Fernando Desbessel, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Pedro Nirton Duarte, o assessor da Câmara de Vereadores Luciano Lopez e o ex-extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar José Claudio Lourega Reis, que contribuiu antes de sua adesão ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI) da Instituição com a elaboração de projetos técnicos. Os açudes serão construídos na propriedade de 10 produtores em nove localidades do município.

Já no dia 26/08, Waschburger e Weiler estiveram em visita a Novo Machado, onde foram recebidos pelo prefeito Antônio Savela, vice-prefeito Zezinho e a extensionista da Emater/RS-Ascar Giselda Botton da Costa. Na oportunidade, a administração municipal destacou a satisfação em contribuir com mais uma forma de incrementar o orçamento familiar e a qualidade de vida dos produtores beneficiários.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br