Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
27/08/2021

Reunião técnica discute pragas da erva-mate

Na semana passada (18/08), o Comitê de Tecnologia e Extensão do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate, PGMate/RS, representado pelos assistentes técnicos regionais (ATRs) e coordenadores do programa na Emater/RS-Ascar, esteve reunido com os pesquisadores Suzete Penteado e Ives Goulart, da Embrapa Florestas, de Colombo (PR), Luiz Alves da Unioeste de Cascavel (PR), e Naldo Vaz, presidente do Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate – PR), para discutir sobre os problemas que têm sido enfrentados e para os quais se busca padronizar procedimentos de manejo e controle de pragas da erva-mate.

Os técnicos da Emater/RS-Ascar apresentaram as demandas relacionadas à necessidade de práticas adequadas de manejo, bem como o desenvolvimento de métodos para o controle de pragas, em vista da incidência de pragas em áreas cultivadas com erva-mate. O cenário atual mostra a necessidade de geração de informações técnicas qualificadas para os agricultores melhorarem o manejo dos ervais, de forma a favorecer a produção equilibrada, e que ocasionam a diminuição também da incidência de pragas.

O presidente do Cogemate informou que está em desenvolvimento uma pesquisa sobre o tema no Paraná, com recursos do governo daquele estado, evidenciando a importância da pauta debatida. Assim, a realização de pesquisas aplicadas, a capacitação da assistência técnica e campanhas que promovam a adoção de boas práticas agrícolas na cultura da erva-mate mostram-se importantes ferramentas para o manejo e controle de pragas na cultura.

Os pesquisadores reconheceram também a importância da realização de uma campanha interinstitucional para difusão de informações técnicas qualificadas sobre o manejo e controle de pragas da erva-mate, a ser realizada em âmbito nacional, reunindo os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, envolvendo o setor produtivo, técnicos e pesquisadores, visando à promoção de boas práticas para o manejo e controle de pragas na produção ervateira.

A Emater/RS-Ascar estava representada pelos coordenadores do PGMate/RS nos polos ervateiros, os ATRs Ilvandro Barreto de Melo, Cézar Burille, Vivairo Zago, Gilmar Deponti, Gilmar Vione, Carlos Roberto Olczevski e Antonio Borba.

Na próxima semana (01/09) será realizada a primeira reunião com todas entidades dos quatro estados sobre a campanha que pretende qualificar o maneio e o controle de pragas da erva-mate.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
51-99918-6934
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br