Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
20/08/2021

Colorado inaugura sua primeira agroindústria de nozes

Inaugurada nesta sexta-feira (20/08), a Agroindústria Pecã da Estância é a primeira a processar nozes em Colorado e a única no processamento da fruta na região do Alto Jacuí. Construída na localidade Vista Alegre, onde trabalham três pessoas da família, a agroindústria tem capacidade para produzir mais de mil e 500 quilos de nozes descascadas ao ano. “Nosso pomar é formado em quatro hectares, com praticamente 500 plantas”, disse o jovem e um dos proprietários, Emerson Lava.

A agroindústria, que começou a ser construída há pouco mais de um ano, participa do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

“Para fazer parte do Programa, os agricultores familiares têm de procurar a Emater do seu município, onde eles recebem todas as informações necessárias para adesão”, explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Erni Breitenbach.

A Agroindústria Pecã da Estância é uma entre 3.750 agroindústrias familiares cadastradas no Peaf, de acordo informações do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa/Seapdr). A agroindústria inaugurada nesta sexta-feira é a segunda a funcionar em Colorado com certificação do Governo do Estado.

“As agroindústrias trazem a perspectiva de fazer a sucessão na propriedade. Elas favorecem a busca do jovem pelo seu espaço, pelo seu lugar na propriedade rural”, disse o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel.

FRUTA
Originária do México e Estados Unidos, a nogueira-pecã se adaptou bem ao clima e ao solo de Colorado. “A nogueira necessita de solos profundos e bem drenados, por isso se adaptou bem ao nosso município, que tem latossolo, bastante profundo”, disse o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Fabiano Gregório.

Também participaram da inauguração da agroindústria o prefeito de Colorado, Celso Gobbi, o vice-prefeito, Ivalir Roveda, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erlei Fonseca, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Bianca Linhares do Amaral e a sócia do empreendimento, Maria Lava.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS
tv.emater.tche.br