Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
22/07/2021

Ações marcam Semana da Agricultora e do Agricultor na região Norte

Para celebrar duas importantes datas, o Dia do Colono e Motorista, 25 de julho, e o Dia do Agricultor, celebrado no dia 28, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Escritório Regional de Frederico Westphalen, promoverá a Semana da Agricultora e do Agricultor 2021. Eventos e atividades serão realizadas nos 42 municípios da região, alusivas às datas, e visam reforçar a valorização e o reconhecimento às pessoas que vivem e trabalham na agricultura.

No dia 27, terça-feira, uma live comemorativa será realizada em parceria com a Novo Rural. "Mulher rural e a visão de mundo" é o tema do evento, que será transmitido pelo YouTube e Facebook da Novo Rural, a partir das 14h, e contará com a participação da secretária Estadual da Agricultura, Silvana Covatti, da gerente técnica da Emater/RS-Ascar, Luana Machado, do professor e pesquisador da URI/FW, Claudionei Vicente Cassol, e das agricultoras da região, Kátia Fritzen, de Nova Boa Vista, e Andreia Trombetta, do município de Caiçara.
O encontro virtual visa debater questões relacionadas às mulheres rurais, especialmente os desafios impostos à classe no que se refere à geração de renda, comportamento e integração social em geral, e ressaltar a importância da presença feminina na agricultura.

No dia 29, quinta-feira, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, estará na região e participará de alguns dos eventos alusivos à Semana da Agricultora e do Agricultor. Na quinta-feira à tarde será realizado no município de Caiçara um Encontro Técnico de Fruticultura. Na sequência, em Frederico Westphalen, será realizada uma ação do projeto Juntos pelas Agroindústrias, uma parceria da Emater/RS-Ascar com a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Sicredi Raízes RS/SC/MG e Sicredri região da Produção RS/SC/MG, para entrega dos planos de trabalho às agroindústrias do município. O ato será realizado na propriedade Camargo Uvas e Vinhos, ponto turístico do interior de Frederico Westphalen.

Para encerrar a programação de quinta-feira (29/07), a partir das 19h, acontecerá o ato de celebração dos 40 anos da Emater/RS-Ascar no município de Iraí. O evento reunirá lideranças locais na Biblioteca Municipal e será transmitido pela página no Facebook da Prefeitura. Na sexta-feira (30/07), o presidente Sandri segue com uma agenda de atividades e participará de uma reunião virtual com os extensionistas rurais dos 42 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Ainda pela manhã, Sandri participará do ato de assinatura do termo de cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Palmeira das Missões, do qual desencadeará inúmeras ações em parceria entre a Universidade e a Instituição.

Durante toda a semana, os 42 municípios da região realizarão eventos e atividades. Para saber mais sobre a programação, entre em contato com a Emater/RS-Ascar do seu município.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
Instagram: @ematerrs