Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/06/2021

Camaquã mobiliza futuros beneficiários do Programa Terra Brasil

Nesta quinta-feira (10/06) a Emater/RS-Ascar de Camaquã promoveu a primeira reunião de mobilização e apresentação do Programa Terra Brasil a autoridades e futuros beneficiários no município. O Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário - oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento.

Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade, no projeto produtivo e na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS), gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar.

Durante o evento, que contou com a observância de todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia (como higienização e ventilação do ambiente, distanciamento, utilização de máscaras e álcool em gel), foram repassados aos presentes os objetivos do programa, as regras de enquadramento, características, além dos custos do financiamento e as etapas a serem executadas, desde a oficialização da proposta, passando pela contratação e o acompanhamento técnico posterior.

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Valério Sanchez, "a questão fundiária, atrelada à sucessão familiar, são algumas das principais preocupações da agricultura familiar e esse programa, junto com as ações de ATERS, são eixos fundamentais para o enfrentamento a essa demanda". Assim, este processo gera melhoria da qualidade de vida, renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

Os recursos para os financiamentos são oriundos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e a Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) - juntamente com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, compõem o Comitê local que apoia, gerencia e executa o programa.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
(51) 99997-8803
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br