Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/06/2021

Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa está presente em 29 municípios da região de Ijuí

De um total de 44 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, 29 possuem Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, 12 deles não possuem e em três os conselhos estão em fase de implementação. O assunto ganha destaque nesta terça-feira (15/06), quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

"Importante lembrar que o Conselho de Direitos da Pessoa Idosa é instrumento de participação e controle social, voltado à defesa e promoção dos direitos de cidadania e da qualidade de vida da população idosa", disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Silvana Canova.

No Rio Grande do Sul existem 221 Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa, de acordo a extensionista rural da Emater/RS-Ascar e conselheira titular do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI), Ivanir Argenta dos Santos. Nestes municípios gaúchos, a Emater/RS-Ascar participa dos Conselhos na condição de entidade não governamental.

JUNHO VIOLETA

O Junho Violeta é um mês dedicado ao combate da violência contra a pessoa idosa. Essa violência pode ser denunciada através do Disque 100, um serviço prestado pelo Governo Federal durante todos os dias da semana.

No Rio Grande do Sul, a conselheira titular do CEI, representando o Sesc, Michele Silveira, destaca um tipo de violência que tem aumentado, especialmente neste período de pandemia. A violência financeira, praticada por golpistas que se escondem atrás do anonimato, oportunizado pelas redes sociais, para dilapidar o patrimônio das pessoas acima de 60 anos.

FAKE NEWS

A violência praticada contra idosos será debatida nesta terça-feira (15/06), durante o Seminário Estadual - Violência Financeira contra as Pessoas Idosas e as Fake News. O evento virtual, promovido pelo CEI, terá início às 14h30 e poderá ser acessado gratuitamente.

Data: 15 de junho de 2021
Horário: 14h30 às 16h30
Link inscrições: https://cutt.ly/InkezGY
Link do evento: https://cutt.ly/UnhNl3E

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS
tv.emater.tche.br