Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
10/06/2021

Arroio do Meio programa Momento de Troca de Sementes Crioulas

Organizado por diversas entidades, entre elas a Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado -, o Momento de Troca de Sementes Crioulas, de Arroio do Meio, passou por uma série de adaptações para que, em tempos de pandemia de Covid-19, pudesse ocorrer. E é tomando por base a experiência vivida no ano passado, que o município repetirá a experiência no próximo dia 24 de junho, a partir das 14h, no lado de fora do salão comunitário. A programação procurará respeitar os protocolos de saúde, para que não haja risco para os participantes.

"A ideia é fazer um evento enxuto, ágil, objetivo e que ocorra de forma a se adequar à complexidade dos tempos que vivemos", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar André Müller. Será um encontro de uma hora e meia de duração, com abertura, oração e benção e a troca. Na ocasião também haverá recolhimento de donativos para agricultores em situação de vulnerabilidade social na forma de sementes e mudas de alimentos não perecíveis. "O que pretendemos é manter o caráter simbólico da ação", salienta Müller.

Tradicional no município de Arroio do Meio, o momento integra a Semana Brasileira do Alimento Orgânico e é uma forma de homenagear aqueles que lutam diariamente pela manutenção e preservação de cultivos crioulos. Müller lembra que a ação visa promover o resgate desse tipo de material, lembrando a importância de cada participante trazer consigo os seus cultivos, para que possam ser propagados. "É essa multiplicação que possibilitará a ampliação das variedades disponíveis", destaca.

Em caso de chuva o evento ocorre na parte interna do salão comunitário. A promoção é da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Emater/RS-Ascar, Comissão Pastoral da Terra, Secretaria de Agricultura, Agricultores Ecologistas da Forqueta, Defensores da Natureza, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) e Associação Ecobé. O apoio é da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br