Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
20/11/2020

Presidente da Emater/RS-Ascar dá início a reuniões híbridas pelos regionais

“Vamos falar sobre diversos assuntos da Instituição, mas queremos ouvir o que os colegas extensionistas têm a nos dizer”. A afirmação é do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, ao anunciar rodada de reuniões híbridas (presencial e online) pelos escritórios regionais da Emater/RS-Ascar.

A rodada iniciou nesta semana, sendo quarta-feira (18/11) em Pelotas; quinta (19/11) em Bagé e, nesta sexta (20/11), em Santa Maria. “Nos reunimos de forma presencial nos regionais e virtual com os extensionistas das respectivas regiões, atendendo inclusive a imprensa local e visitando prefeitos que não disputam o segundo turno”, ressalta Sandri, que seguirá com a agenda de reuniões na próxima semana, percorrendo as regiões de Ijuí (25/11), Santa Rosa (26/11) e Soledade e Lajeado (27/11).

PELOTAS
O presidente também visitou uma comunidade indígena Kaingang, que possui 7 hectares de extensão e conta com a assistência da Emater/RS-Ascar. “São 11 famílias que moram aqui e fazem um trabalho bem importante. Tínhamos também a presença da Secretaria da Saúde junto com a Emater, fazendo esse trabalho aqui”, explica Sandri. Ele ainda concedeu entrevista ao jornal Tradição Regional de Pelotas, visitou representantes do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) e o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Pelotas, Jair Seidel, no sentido de realizar ações conjuntas no meio rural.

O gerente Regional de Pelotas, Ronaldo Maciel, avaliou que a visita do presidente Sandri foi de extrema importância. “Através desse contato, mesmo que virtual, ele pode sanar dúvidas, ouvir os colegas sobre as suas necessidades, conhecendo o trabalho que está sendo feito pela Emater nos escritórios”, conta.

BAGÉ
Nesta quinta-feira (19/11) o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, compareceu ao Escritório Regional de Bagé, onde tratou sobre as diretrizes de trabalho da Instituição em reuniões realizadas com as equipes locais da região. Estiveram presentes o gerente regional, Rodolfo Perske, e os extensionistas rurais regionais.

A programação contou com diversas atividades, como visita à indústria de fabricação de azeite, Azeites do Pampa, e em propriedades rurais de agricultores familiares do município de Bagé. O presidente também realizou a abertura do 1º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina do Rio Grande do Sul, em sua Etapa Estadual.

Segundo Sandri, a visita visou conhecer as atividades e demandas da região e da realidade vivida pelos agricultores familiares. Para Perske, a interação entre os municípios e a Diretoria melhora a compreensão das reais necessidades da região “A visita é importante porque, quando o presidente interagir com a Secretaria de Agricultura ou outros órgãos, conseguirá transmitir políticas públicas para o campo, via Emater, que venham ao encontro da realidade e que atenda às demandas que o produtor está precisando”, analisa o gerente.

SANTA MARIA
De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Guilherme Godoy dos Santos, foi um bom momento para apresentar as ações de planejamento do Escritório Regional, assim como dos escritórios municipais da região. “Nós tivemos uma reunião com todos os escritórios municipais. Na sequência tivemos uma reunião interna no regional, onde apresentamos ações administrativas que estão sendo tomadas e ações de apoio aos colegas do campo”, resume.

Na ocasião, também houve a entrega simbólica de 497 exemplares dos livros Ecofisiologia do Arroz – Visando Altas Produtividades e Ecofisiologia do Milho – Visando Altas Produtividades, pelos autores e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alencar Júnior Zanon e Nereu Augusto Streck e equipe, ao presidente Sandri. As obras serão destinadas a cada um dos escritórios municipais da Instituição. O livro tem uma linguagem fácil, simples, prática e útil para todos os produtores e técnicos e foi traduzido em inglês e espanhol para atender agricultores de outros países.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider
WhatsApp (51) 99918-6934
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br