Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
20/11/2020

Dia da Consciência Negra mostra conquistas do Quilombo Passo do Araçá

O Dia da Consciência Negra (20 de Novembro) colocou em evidência o Quilombo Passo do Araçá, localizado em Catuípe, no Noroeste gaúcho. Na sexta-feira (20/11), a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizou a live Dia da Consciência Negra na Região de Ijuí. Durante o evento, a líder quilombola, Maria Cláudia, juntamente com a secretária municipal de Educação de Catuípe, Silvia Sfalcin, e a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Claudia Nunes, apresentaram algumas políticas públicas em vigor no Quilombo Passo do Araçá, dentre elas a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), acesso ao crédito e a programas de fomento à agroindústria familiar.

Também participaram do evento, representantes dos quilombos Passo do Araçá (Catuípe), Júlio Borges e Urbanos do Jacuí (Salto do Jacuí); Costaneira e Capão dos Lopes (Fortaleza dos Valos); e Padre Osmari e Vista Alegre (Colorado); bem como as coordenadoras da 3ª e da 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde, respectivamente, Djeniffer Coradini e Rozeli Rodrigues; e as extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Regina Miranda e Isabel Robaert de Souza.

Sobre o Quilombo Passo do Araçá
O Quilombo Passo do Aracá é uma das 3.456 Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs) reconhecidas no país pela Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cidadania, e uma das 136 existentes no Rio Grande do Sul. Atualmente, 11 famílias vivem no Quilombo, na localidade Engenho Velho, no interior de Catuípe.

Há dois anos, entrou em vigor no município uma lei que reconhece o Quilombo Passo do Araçá como patrimônio cultural e imaterial de Catuípe. O documento foi assinado pelo prefeito Joelson Baroni, durante as comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, e mobilizou representantes da Associação Quilombola Passo do Araçá, Emater/RS-Ascar, Câmara de Vereadores, secretarias municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e aproximadamente cem estudantes e professores de escolas municipais e estaduais do município. Na época, o projeto que motivou a criação da lei havia sido encaminhado à Câmara de Vereadores pela moradora do quilombo, Maria Teresa dos Santos. O pedido acabou sendo aprovado por todos os vereadores.

Avanços
Além do reconhecimento público, outras conquistas têm impacto no Quilombo. A agroindústria de panificados da comunidade foi cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), do Governo do Estado, e está em vias de receber a certificação.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS
tv.emater.tche.br