Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
19/11/2020

Expoagro Cotricampo: armazenagem de baixo custo é aposta da Emater/RS-Ascar

Em busca de uma tecnologia barata e eficaz para armazenar grãos, a Emater/RS-Ascar aposta no silo secador para a 6ª Expoagro Cotricampo. O silo começou a ser construído há poucos dias e deve estar pronto para ser exibido ao público da Expoagro, entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2021, no Campo Experimental da Cotricampo, em Campo Novo.

"A armazenagem está no DNA da Emater e, na nossa gestão, a armazenagem é prioridade", disse o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri.

Na quarta-feira (18/11) o gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, esteve no local, para acompanhar a obra. Para fins didáticos, o silo de alvenaria está sendo construído em corte. O objetivo é mostrar aos visitantes da feira o passo a passo da construção, bem como o funcionamento da secagem e da armazenagem de grãos.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Cesar Yolare Zamarchi, destaca que, durante a Expoagro Cotricampo, o silo estará armazenando milho, mas ele pode perfeitamente ser usado para diversos cereais, a exemplo do trigo, triticale, aveia, soja, feijão e cevada.

Benefícios

O silo de alvenaria para a secagem de grãos propõe os seguintes benefícios:

- Baixo custo;

- Simples e de fácil construção;

- Seca o grão com o ar natural;

- Mantém a integridade do grão;

- Eleva o preço do grão no mercado;

- Tamanho acompanha a necessidade do produtor.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547