Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
28/10/2020

Proteção de nascente beneficia famílias em Herveiras

Redução de custos com a conta de água, autossuficiência no abastecimento hídrico, melhoria da autoestima e preservação do meio ambiente são alguns dos benefícios que a proteção de nascentes proporciona às famílias. No município de Herveiras, no Vale do Rio Pardo, na quarta-feira (21/10) foi realizada a proteção da nascente na propriedade dos agricultores Fabio da Silva e Jucelaine Regert, em Linha Caçador.

Segundo o extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Osmar Borges Nunes, a ação foi realizada porque a nascente localizada na propriedade estava sem a devida proteção e nos últimos anos, em razão da estiagem a região vem sofrendo crise de abastecimento de água. "A vertente natural brotava entre as pedras, ao lado de um curso de água da chuva. Foi realizada a proteção do local com objetivo de não sofrerem com a crise hídrica e se tornarem autossuficientes em água", frisa.

A proteção da nascente irá beneficiar três famílias que residem nas proximidades, totalizando dez pessoas. Nunes explica que a atividade pode ser desenvolvida pelo proprietário da área na qual está localizada a nascente com a orientação técnica da Emater/RS-Ascar. "Cabe salientar que não recomendamos intervenção com máquina, porque o relevo apresenta muitas pedras e pode desviar o curso natural da água", ressalta o extensionista.

Para realizar a proteção da nascente a família investiu cerca de R$1.500,00 utilizados na compra de materiais como cimento, tijolos, barras de ferro, areia, canos, entre outros. "Mas, o valor varia de acordo com o local. Por isso é necessário fazer a avaliação prévia e o orçamento dos materiais", conclui o extensionista.

Na região administrativa de Soledade foram realizadas, até o momento, 129 proteção de nascentes, beneficiando 244 famílias em 19 municípios com esta prática. Somente no último ano, foram realizadas pela Emater/RS-Ascar a proteção de 12 nascentes em Herveiras.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br