Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
16/09/2020

Produtores de Barra do Rio Azul doam 4,4 toneladas de laranja para o Mesa Brasil Sesc Erechim

O Núcleo de Citricultores de Barra do Rio Azul, em conjunto com a Emater/RS-Ascar, através do Escritório Municipal fez a doação de 4,4 toneladas de laranja valência para o programa Mesa Brasil Sesc de Erechim. Nesta terça-feira (15/09) foi repassada a segunda remessa de 2,1 toneladas. A primeira, de 2,3 toneladas, foi entregue no dia 12 de agosto. A doação da fruta foi feita por 15 produtores do município e foi recebida pela assistente social Clari Ratkiewicz, que juntamente com a nutricionista Tarline Feihrmann, são as responsáveis técnicas do programa Mesa Brasil Sesc Erechim. O programa atende mensalmente 41 entidades sociais de Erechim e região do Alto Uruguai que contribuem com refeições de milhares de pessoas. Participaram da entrega os extensionistas rurais Jair Zorzanello e Leia Hausen.

Clari agradeceu à Emater/RS-Ascar, aos produtores e ao Núcleo de Citricultores, em nome do Mesa Brasil Sesc. Ela destacou a importância da doação que beneficiará muitas famílias. São frutas recém colhidas e com importante valor nutricional e vão beneficiar muitas entidades que farão o repasse para famílias em vulnerabilidade social. Segundo ela, esta é a primeira vez que o programa recebe um grande volume de doação da fruta diretamente de agricultores. Além da doação, Clari agradeceu a entrega na sede do programa em Erechim, que está localizada na Rua Silveira Martins, 583, facilitando a logística desta rede de solidariedade.

A assistente social observou que o Mesa Brasil atua com ações educativas direcionadas ao público beneficiado pelas entidades. "Esperamos nesta área também contarmos com a parceria da Emater", adiantou. Segundo ela, são oferecidos cursos, ministradas palestras e oficinas com o aproveitamento dos alimentos para as entidades cadastradas.

O extensionista Jair Zorzanello agradeceu em nome da Emater/RS-Ascar aos produtores, ao Núcleo de Citricultores e aos parceiros que apoiaram a ação e o transporte. "Nós organizamos e mobilizamos os produtores para esta ação solidária e contamos com a participação efetiva deles", observou. Ele salienta que outros municípios poderiam aderir a esta iniciativa doando alimentos ao Programa.

Além de doação de alimentos, o programa recebe material de higiene e limpeza e as doações podem ser feitas na sede do programa por qualquer cidadão, pessoa física ou jurídica.

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através de diversas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) incentiva e orienta famílias sobre a produção de alimentos para autoconsumo, bem como para a venda de excedentes, contribuindo desta forma para segurança alimentar e nutricional, bem como para a inclusão social das famílias em vulnerabilidade social.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599 / (54) 99976-8867
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br