Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
31/07/2020

Agroindústrias terão auxílio para analisar e adequar seus rótulos à legislação

O Projeto de Extensão “Análise dos rótulos de estabelecimentos cadastrados no Programa de Agroindústrias Familiares do Município de Bento Gonçalves”, desenvolvido pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves, com a colaboração das secretarias municipais da Saúde e de Desenvolvimento da Agricultura, e realizado juntamente com a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, foi apresentado nesta quarta-feira (29/07) a algumas agroindústrias familiares, em uma reunião online.

O objetivo é realizar um trabalho junto à comunidade de Bento Gonçalves, atendendo as agroindústrias familiares, e contribuir para a formação dos alunos da Tecnologia em Alimentos do IFRS – Campus Bento Gonçalves. O projeto atenderá 11 agroindústrias familiares que fazem parte do Programa Municipal de Agroindústria Familiar do Município de Bento Gonçalves/Selo Sabor de Bento, e também do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), verificando a conformidade de seus rótulos com a legislação vigente. Todas as atividades serão realizadas de forma não presencial, com reuniões online semanais com os alunos e membros do projeto.

“Será prestada assistência técnica na elaboração do rótulo dentro dos padrões legais, que têm uma série de regras e exigências a serem cumpridas. Isso era uma necessidade que a gente tinha, até porque a questão legal é bem complexa, e é preciso fazer uma análise muito criteriosa e que é diferente para cada atividade, seja farináceos, doces, produtos de origem animal ou bebidas, então esse projeto traz uma grande contribuição”, diz o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Neiton Perufo.

Em um primeiro momento da execução do projeto, uma agroindústria foi escolhida para verificar a possibilidade de realização do mesmo de forma remota, o que foi comprovado. No dia 14 de julho, em reunião online, a Vinícola Speranza já recebeu a análise de seis rótulos de seus produtos.

Serão contempladas neste projeto as agroindústrias Rossi Produtos Caseiros, Janete Produtos Coloniais, Agroindústria Familiar Gemille, Ovos Polônia, Nossa Horta, Piccola Cantina, Vinhos Porão do Vale, Vinhos Speranza, Geleias Ivani, Casa Rebello e Casa da Serra. “Posteriormente, poderemos vir a trabalhar de forma contínua com este projeto, contribuindo com o restante das agroindústrias, já que temos 33 no município incluídas no Peaf”, estima Neiton.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 9 99768863 / (54) 3223-5633
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br