Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
31/07/2020

Nova gerência adjunta da GPL atua na captação de recursos e projetos

A Emater/RS-Ascar criou neste mês de julho nova gerência adjunta, vinculada à Gerência de Planejamento (GPL), para a captação de recursos e projetos à Instituição por meio de novas parcerias. De acordo com o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, a ideia é buscar fontes e receitas, pela indicação dos colegas, de empresas, entidades e instituições públicas e privadas, "as quais a Emater possa colocar à disposição os serviços dos seus profissionais capacitados em Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), bem como de Classificação e Certificação e de treinamento, entre outros".

A Gerência Adjunta de Captação de Recursos e Projetos, que coordena e apoia um Grupo de Trabalho composto por uma equipe multidisciplinar de dois integrantes de cada gerência estadual (GPL, GET, AGU, GFI, GTI, GEC), está comandada pelo mais jovem extensionista a assumir uma gerência estadual na Instituição, o engenheiro agrônomo Guilherme Godoy dos Santos. “Faz parte da reestruturação e fortalecimento da Instituição essa oxigenação e oportunidades aos jovens e qualificados profissionais, com novas ideias”, avalia Sandri.

Guilherme explica que o planejamento das ações é balizado na pró-atividade e dinamismo na busca por projetos, "e na construção de propostas que estejam enquadradas nos eixos sociais, ambientais e produtivos, sempre considerando a capilaridade institucional e a capacidade das nossas equipes”. Para ele, o foco está na construção de "pontes para o fortalecimento da Instituição na parceria com secretarias, ministérios, setores privados e órgãos vinculados à agricultura e ao bem-estar das comunidades rurais”, finaliza o gerente adjunto.

Mais jovem gerente adjunto estadual
Guilherme Godoy dos Santos tem 32 anos e é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Agronomia com foco em Melhoramento Genético Vegetal, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Guilherme assumiu como extensionista rural da Emater/RS-Ascar em 2012 e, no ano seguinte, foi nomeado chefe do Escritório Municipal de Restinga Seca. Em 2015 foi transferido e assumiu a chefia do Escritório Municipal de Santa Maria, permanecendo até há poucos dias, quando assumiu a Gerência Adjunta de Captação e Recursos de Projetos.

Ações de prospecção de recursos
Na manhã de quarta-feira (29/07), o presidente, Geraldo Sandri, e o novo gerente adjunto de Captação de Recursos e Projetos, Guilherme Godoy dos Santos, estiveram reunidos com o secretário Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), Fernando Henrique Schwanke, para tratar das relações institucionais, falar do trabalho da Emater/RS-Ascar, as possíveis parcerias propostas em relação a alguns editais que o Mapa está promovendo, como o Consórcio do Vale Germânico, com ações coordenadas pela Gerência Técnica (GET), parcerias com os institutos federais e universidades, principalmente no Projeto Agro Residência, destinado a jovens rurais que estão se formando no Ensino Médio, técnico e universidades. Com a proposta de criar uma maior integração entre as instituições de ensino do Estado e o Programa Federal de Agro Residência do Mapa, a Emater/RS-Ascar realizou no mesmo dia uma reunião com o Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul.

Na semana anterior, no intuito de criar um projeto de captação de recursos para proteção de fontes, a Diretoria da Emater/RS, representada pelo presidente Geraldo Sandri e pelo diretor técnico Alencar Rugeri, e a Gerência Adjunta de Captação de Recursos e Projetos realizaram na última sexta-feira (24/07) uma reunião online com representantes da Fundação Banco do Brasil. Guilherme explicou que o projeto prevê 60 fontes, que serão utilizadas como unidade de referência para o trabalho dos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar.

Ainda na semana passada (22/07), o Grupo de Trabalho (GT) das Grandes Feiras e a Coordenação da Expointer estiveram reunidos com a diretoria e outras gerências da Emater/RS-Ascar para tratar do projeto e proposta de captação de recursos, por meio de possíveis patrocinadores e parcerias, para a reconfiguração e manutenção do espaço institucional no Parque Assis Brasil, em Esteio. Neste mesmo dia, as diretorias da Emater/RS e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras, Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Esquadrias, Marcenarias, Móveis, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeiras do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimadeira RS) estiveram reunidas para tratar de parceria para a prestação de serviços aos pequenos agricultores com o objetivo de incentivar e fomentar a produção de florestas plantadas.

Na terça-feira (21/07), a Emater/RS-Ascar esteve reunida com o Departamento de Desenvolvimento Comunitário (Dater/SAF/Mapa) e com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), com o objetivo de firmar uma parceria para desenvolver um aplicativo que aproxime o agricultor da Instituição e que facilite a comunicação entre as partes. E no dia anterior (20/07), a Diretoria e a Gerência Adjunta de Captação de Recursos e Projetos estiveram reunidas virtualmente com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para tratar de parceria e busca de recursos para a execução do Programa Protagonismo de Jovens Rurais na Agricultura 4.0 Gaúcha. O objetivo é proporcionar acesso a espaços de qualificação a cerca de 600 jovens rurais, de 15 a 29 anos, para potencializar competências e habilidades necessárias à geração de oportunidades, como empreendedorismo, trabalho, renda e sucessão familiar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider
51-99918-6934
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br