Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
31/07/2020

Mais Água Mais Renda: Seapdr firma contrato com agricultores da região de Ijuí

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) firmou, na última semana, contrato com 28 agricultores familiares de oito municípios da região de Ijuí, para financiamento de sistemas de irrigação. As obras, já implantadas nas propriedades rurais com suporte técnico da Emater/RS-Ascar, têm amparo financeiro da Política de Expansão da Agropecuária Irrigada – Mais Água Mais Renda, sob a coordenação da Seapdr. O contrato de subvenção, assinado pelos agricultores, também leva a assinatura do titular da Seapdr, secretário Covatti Filho. De 2012, quando foi criado, até o ano passado, o Mais Água Mais Renda contribui para irrigar 80 mil hectares no Rio Grande do Sul.

"Entregamos contrato em Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Catuípe, Jóia e Nova Ramada", disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Márcia Barboza Breitenbach. Márcia, juntamente com o coordenador regional da Seapdr, Uilian Cargnelutti, fez a entrega do documento aos agricultores, para que eles pudessem assinar os contratos.
"A irrigação ajudou muito, porque deu uma garantia para a bacia leiteira, ainda mais neste ano, com a estiagem", disse o agricultor Áureo Luiz Zandomenighi, dono de um rebanho com 55 vacas em lactação, no interior de Catuípe. Na propriedade, o sistema por aspersão implantado irriga nove hectares, cultivados com grama tifton, pastagem de verão e milho.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Catuípe, Carlos Dalla Corte, ressalta que " irrigação, por si só, não salva, têm outros fatores em jogo, como a correção do solo, bom manejo e até a sucessão rural", analisou. "São cuidados que garantem, no longo prazo, resultados fantásticos", completou.
Outros fatores mencionados por Dalla Corte têm assegurado o bom andamento do Mais Água Mais Renda, que, em Catuípe, já beneficiou 42 famílias. "Todos os programas de governo são bons, mas no meio do caminho os elos precisam estar ajustados. Nesse sentido, as parcerias são fundamentais. Temos encontrado pessoas maravilhosas na prefeitura, na empresa que fornece energia elétrica e na que fornece equipamentos, enfim, somos felizes quando abraçamos a causa e todos os elos da cadeia estão comprometidos", resumiu Dalla Corte.

De acordo com o responsável da Emater/RS-Ascar pela área de Irrigação na região de Ijuí, Antônio Altíssimo, a Instituição elaborou 164 projetos nessa região, vinculados ao Mais Água Mais Renda.

FUTURO TRANQUILO
Ao mesmo tempo em que ameniza problemas, no curto prazo, a exemplo da estiagem, o Mais Água Mais Renda mira no futuro, ao criar bons motivos para os agricultores desejarem permanecer no campo. O próprio secretário da Seapdr, Covatti Filho, tem reiterado que a irrigação "é o melhor seguro agrícola para boas colheitas".

Na mesma direção, o coordenador regional da Seapdr, Uilian Cargnelutti, destaca a relevância do Mais Água Mais Renda, nos planos do Governo do Estado. Em momentos difíceis, como este pelo qual estamos passando, é que são importantes programas e políticas públicas, como o Mais Água Mais Renda, da Seapdr, realizado em parceria com a Emater, que visa à minimizar os prejuízos e preparar nossos produtores para as adversidades futuras, fomentando, assim, sua permanência no meio rural", disse Cargnelutti.

No período de 2012 a 2019, os produtores gaúchos ampliaram a irrigação no Rio Grande do Sul. A área inicial de 100 mil hectares passou para aproximadamente 220 mil. O incremento, no período, portanto, foi de 120 mil hectares, dos quais 80 mil foram subsidiados pelo Mais Água Mais Renda.

CONTRATO
Têm prioridade no acesso à Política de Expansão da Agropecuária Irrigada – Mais Água Mais Renda os agricultores familiares, beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No contrato, o Governo do Estado se compromete a subsidiar a primeira e a última parcela do financiamento bancário, concedido pelo banco ao agricultor interessado em implantar seu sistema de irrigação (por aspersão ou gotejamento).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS
tv.emater.tche.br