Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
17/07/2020

Produtores adquirem mudas de videira em Planalto para ampliar produção

Pelo quinto ano consecutivo, a equipe da Emater/RS-Ascar, pensando na qualidade da viticultura no município de Planalto, realizou junto a viveiristas credenciados a aquisição de mudas de videiras para os produtores locais. Mais de 38 mil mudas foram encomendadas, das variedades Bordô, Niágara Branca, Niágara Rosa, BRS Violeta, Goethe, BRS Magna, BRS Isis e BRS Nubia, além de porta-enxertos enraizados.

“Para que houvesse esse aumento de pedidos, nós trabalhamos juntos aos produtores, realizando o acompanhamento, organização e controle de cultivares. A atividade aqui no município está sendo desenvolvida em pequenas propriedades, com uso da mão de obra familiar. Os agricultores formaram parcerias com empresas, contratos de venda de uva para atacadistas e diretamente para o consumidor. Temos famílias que têm como sua principal renda a venda da uva, seja para mesa ou para indústria. A cadeia produtiva da uva em nosso município gera trabalho e renda para agricultores familiares, transportadores, indústria e cantinas”, salientou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Doraci Bedin.

A fruticultura tem expressão econômica em todas as regiões do Rio Grande do Sul. O Estado é o maior produtor nacional de uva e outras frutas, como pêssego, figo, pera, nectarina, kiwi, amora, mirtilo e azeitonas. A produção gaúcha diferencia-se pela qualidade e pela possibilidade de produção em épocas de entressafra, o que permite a obtenção de bons preços e viabiliza o comércio, para o consumo de mesa, em todo o Brasil.

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), juntamente com os demais setores dessa cadeia, trabalha para que a fruticultura gaúcha seja moderna, sustentável e competitiva, favorecendo a promoção de maior sustentabilidade a muitas propriedades rurais, maior autonomia ao Estado e melhor abastecimento e segurança alimentar.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
Instagram: @ematerrs