Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
30/06/2020

Conexão Ater Brasil inova em transmissões técnicas entre Emateres

Nesta terça-feira (30/06), foi realizada o primeiro Programa Conexão Ater Brasil em live nas redes sociais. A transmissão contou com a participação de mais de mil espectadores, entre extensionistas e produtores rurais, nas redes sociais (Facebook e Instagram) da Asbraer, Emater/RS-Ascar e Emater/PA simultaneamente, além do Youtube do Programa Rio Grande Rural da Emater/RS-Ascar, onde se concentrou o maior número de visualizações.

Para abrir o evento virtual, estiveram presentes os presidentes das três entidades, Nivaldo Magalhães, presidente da Asbraer; Cleide Amorin, presidente da Emater/PA e Geraldo Sandri, presidente da Emater/RS-Ascar, além da presença do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva, e do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DATER SAF/MAPA), Pedro Arraes.

O presidente da Anater elogiou o Programa e falou como é importante essa troca de experiências. “Essa ideia de provocar intercâmbio de experiência é muito importante. O Brasil é um país continental e só nesse segmento do rebanho leiteiro já teremos uma diversidade enorme e essa troca de experiências é muito boa. Dou os parabéns a todos que pensaram nessa ideia de fazer essa conexão ater”, afirmou. O diretor Pedro Arraes informou que o MAPA pretende lançar programa para instrumentalizar as Emateres com novas tecnologias para fazer uma ater mais universal e que dê conta de atender o máximo de produtores, o programa Ater 5.0.

Programa Conexão Ater Brasil
O Conexão Ater Brasil objetiva a troca de práticas e experiências, a partir da divulgação de projetos com resultados significativos. A ideia é promover intercâmbio entre as entidades públicas de Ater democratizando e difundindo o conhecimento. A primeira experiência do programa foi feita virtualmente devido à necessidade de isolamento social causado pela pandemia, mas é também uma oportunidade de ampliar o acesso ao conhecimento com custo reduzido.

Além disso, é uma chance de conhecer a vasta diversidade entre as regiões brasileiras, aproximando as entidades públicas de assistência técnica e extensão rural para desenvolver cada vez melhor o atendimento ao pequeno agricultor e agricultor familiar. Quem ganha com isso é toda a sociedade: os extensionistas ampliando seu conhecimento, os agricultores que recebem assistência cada vez mais qualificada e a sociedade que recebe maior oferta e diversidade de alimentos.

Além das capacitações, o Programa Conexão Ater Brasil pretende expandir todo esse conhecimento por meio de programas web nas redes sociais da Asbraer, promovendo lives como a desta tarde.

A primeira live
Com o tema “Nutrição e Gestão do Rebanho Leiteiro”, técnico da Emater/RS, Diego dos Santos e Maicon Berwanger, e da Emater/PA, Leandro Gomes, conduziram a live como encerramento do Curso de Dieta para Vacas Leiteiras, ofertado pela Emater/RS à Emater/PA. Segundo Leandro, o curso foi uma demanda sua após conhecer o Boviter e ver a necessidade de capacitação não só aos técnicos, mas aos produtores. “Essa não foi uma demanda do Leandro, é uma demanda do campo. Porque estamos lá e vimos a necessidade do produtor e resolvemos nos capacitar para levar para eles”, argumentou.

Boviter
O Boviter Leite é uma ferramenta desenvolvida pela Emater/RS-Ascar para gerenciamento de rebanho com precisão de cálculos, baseados no NRC2001, para a dieta e controle de nutrição das vacas em lactação. Segundo Diego dos Santos, um dos instrutores o curso, com a Boviter existe um salto de observação técnico-científica. É um ambiente de fácil utilização, inclusive para os produtores, com planilhas que permitem a automação de cálculos complexos para a dieta ideal, com o cruzamento das inúmeras variáveis, como peso dos animais e média de produção de leite.

Para acessar a planilha Boviter Leite precisa fazer o curso de capacitação de dietas para vacas leiteiras que hoje é ministrado pela Emater/RS-Ascar por meio do Centro de Treinamento Teotônia.

As entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural que queiram desenvolver esse projeto de intercâmbio e troca de saberes, o Conexão Ater Brasil, podem entrar em contato com a Asbraer. A live continua disponível nas páginas de Facebook das Instituições e no YouTube do “Rio Grande Rural" da Emater/RS-Ascar: https://youtu.be/youV1E82vHs.

Assessoria de Comunicação da Asbraer
Jornalista Juliana Silva
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider
51-99918-6934 / 51-3216-9090
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br